Rock in Rio é pioneiro no Brasil com máscaras de realidade aumentada

Festival de música cria as primeiras máscaras no país utilizando o AR Studio, ferramenta criativa do Camera Effects Platform, lançado durante a f8 de 2017.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Melissa Cruz Cossetti, do Rock in Rio

O Rock in Rio é o primeiro criador de conteúdo do Brasil a lançar máscaras de realidade aumentada produzidas no AR Studio do Facebook. Anunciada em abril, durante a f8, a ferramenta faz parte da plataforma Camera Effects, que traz novos recursos à câmera do aplicativo da rede social para celulares com Android e iOS (iPhone).

Ao todo, são quatro máscaras de realidade aumentada e onze molduras para a câmera da rede social, que promete fazer transmissões ao vivo dos bastidores e das atrações do festival na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro.

Como anunciado na conferência para desenvolvedores, o AR Studio permite que designers e programadores criem suas próprias experiências de realidade aumentada para a Câmera do Facebook — usando apenas um smartphone — como molduras animadas, máscaras e efeitos interativos para selfies que respondem ao movimento da face e também às ações dos espectadores durante transmissões ao vivo na Internet.

Rock in Rio estreia máscaras criadas no AR Studio do Facebook (Foto: Melissa Cruz Cossetti / TechTudo) Rock in Rio estreia máscaras criadas no AR Studio do Facebook (Foto: Melissa Cruz Cossetti / TechTudo)

Rock in Rio estreia máscaras criadas no AR Studio do Facebook (Foto: Melissa Cruz Cossetti / TechTudo)

Como usar as máscaras e molduras do RiR

  • Máscaras

Para usar, basta acessar no app o ícone "câmera", no topo, — ou deslizar a tela do app para a direita. Lá, na varinha mágica, estão máscaras que trazem novos efeitos com movimento, disponíveis apenas para quem curtiu a página do Rock in Rio no Facebook. As máscaras também podem ser usadas por duas pessoas simultaneamente na mesma foto ou selfie.

Links para Máscaras:

  • Molduras

Já as molduras serão liberadas durante os sete dias do festival. A primeira não podia ser outra: “Hoje é dia do Rock, bebê”. Estáticas (diferente das máscaras, sem efeitos), poderão ser usadas em fotos, vídeos e transmissões ao vivo, e compartilhadas no feed, no direct ou no Stories — os posts temporários acabaram de chegar também ao computador.

Moldura "Hoje é dia de Rock, bebê":

Ambos foram desenvolvidos pelo Rock in Rio com a produtora VOCS.

Observação: os links funcionam diretamente no app.
Quando acessados no computador, enviam notificações ao seu celular.

Vídeo ao vivo no Facebook

Quem não está na Cidade do Rock também vai pode acompanhar todos os ângulos do megaevento. Durante todos os dias, uma equipe dedicada vai produzir vídeos, inclusive em 360º, para a página oficial do Rock in Rio no Facebook. Os registros devem captar momentos desde a abertura dos portões, e passar por todos as atrações, incluindo os bastidores dos palcos Mundo, Sunset, Game XP, Rock Street, Rock District e Eletrônico.

O Rock in Rio ocupa este ano um espaço de 300 mil metros quadrados — antiga Cidade Olímpica — com oito palcos e mais de 200 artistas. Você pode assistir online nos aplicativos do Multishow ou da Globosat.

Dúvidas? Veja no Fórum outras dicas de tecnologia para usar no RiR.

MAIS DO TechTudo