Rock in Rio lança chatbot no Messenger que tira dúvidas e faz desafios

Além de dar informações e permitir explorar a Cidade do Rock, robô propõe jogos e desafios para usuários do mensageiro do Facebook.

Rock in Rio lança chatbot no Messenger que tira dúvidas e faz desafios Rock in Rio lança chatbot no Messenger que tira dúvidas e faz desafios
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Bruno Soares, para o TechTudo

A edição de 2017 do Rock in Rio começa na sexta-feira (15). Com o festival se aproximando, é comum que surjam dúvidas de última hora, como o horário de abertura da Cidade do Rock ou o melhor jeito de chegar até lá. Para dar conta dessas demandas e oferecer informações gerais, a organização do festival apresenta o Roque, um robô capaz de se comunicar com o público por meio do Facebook Messenger.

Segundo a organização do RiR, o recurso não é apenas um serviço informativo, mas uma experiência. Por isso, além de tirar dúvidas, o robô permite que usuários participem de um game e cumpram desafios como ajudar o guitarrista Slash a encontrar sua guitarra perdida na viagem para o evento, ou descobrir qual dos personagens perdeu a pulseira do festival no metrô lotado.

Roque, chatbot do Rock in Rio, conversa com o público pelo messenger (Foto: Reprodução/Bruno Soares) Roque, chatbot do Rock in Rio, conversa com o público pelo messenger (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Roque, chatbot do Rock in Rio, conversa com o público pelo messenger (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Além disso, quem for ao evento também poderá interagir com o Roque. Em um dos estandes especiais, uma câmera vai gerar um videoclipe personalizado do participante, que será enviado para ele via chatbot.

O Roque, que é capaz de simular uma conversa real e com linguagem natural para quem quer saber mais detalhes sobre o evento, foi desenvolvido na plataforma BLiP, pela Take — companhia dedicada à criação de produtos desse segmento —, em parceria com a empresa Outra Coisa.

Como conversar com o Roque?

Para conversar com o Roque, basta acessar a página do Rock in Rio no Facebook e enviar uma mensagem privada pelo Messenger (messenger.com/RockInRio). A primeira pergunta que o bot irá fazer é se você vai assistir aos shows pessoalmente ou do sofá de casa, gerando, assim, um tipo de atendimento diferente para cada perfil.

Rock in Rio 2017

O Rock in Rio 2017 acontece entre os dias 15 e 24 de setembro e terá bandas como Maroon 5, Fall Out Boy, The Who e Aerosmith. Além das atrações musicais, haverá a área Game XP, dedicada aos fãs de jogos eletrônicos e o Digital Space, que vai reunir influenciadores digitais e YouTubers. Esta é a sétima edição brasileira do festival, que já passou por países como Portugal, Estados Unidos e Espanha.

MAIS DO TechTudo