Por Bruno Soares, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp
Roda de surpresas celebra aniversário do Google Roda de surpresas celebra aniversário do Google

O Google completa 19 anos de sua fundação nesta quarta-feira (27) e, como já é tradição, a empresa californiana comemora com um novo Doodle, chamado de “Roda de surpresas do aniversário do Google” – ao menos é essa a pesquisa que o buscador realiza quando o usuário clica na imagem. Desta vez, a marca interativa tem formato de uma roleta como aquela usada no “Bom Dia & Companhia” do SBT. Ao ser girada, ela revela atividades e jogos.

Entre os resultados possíveis, estão games clássicos como o Pac-Man e o Snake, mais conhecido como jogo da cobrinha, que ficou bastante famoso nos antigos celulares da Nokia. Algumas das atividades exibidas na roleta já estiveram presentes em antigos Doodles feitos pela companhia. Confira abaixo algumas “surpresas” do Doodle de aniversário do Google.

Doodle do Google traz roda de surpresas para celebrar 19 anos — Foto: Divulgação/Google

Doodle do Google traz roda de surpresas para celebrar 19 anos — Foto: Divulgação/Google

Snake

O jogo da cobrinha, que ficou famoso nos clássicos celulares da Nokia, é um dos resultados da roleta do Google. Também é possível jogá-lo pesquisando a palavra "Snake" no buscador.

Snake pode ser jogado em Doodle de aniversário do Google — Foto: Reprodução/Bruno Soares Snake pode ser jogado em Doodle de aniversário do Google — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Snake pode ser jogado em Doodle de aniversário do Google — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Pac-Man

Para quem não lembra, o Pac-Man já foi homenageado em um doodle, por conta do aniversário de 30 anos do jogo. Agora, ele retorna à logo do famoso buscador e, para jogá-lo, basta buscar seu nome.

Pac-Man retorna ao Doodle do Google — Foto: Reprodução/Bruno Soares Pac-Man retorna ao Doodle do Google — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Pac-Man retorna ao Doodle do Google — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Jogo da velha

Já pensou em jogar jogo da velha com o Google? Um dos mais famosos passatempos de estratégia do mundo também pode ser encontrado na roda de surpresas.

Jogo da velha: jogue no Google — Foto: Reprodução/Bruno Soares Jogo da velha: jogue no Google — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Jogo da velha: jogue no Google — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Paciência

A roda de surpresas ainda permite matar as saudades do jogo de paciência que fazia sucesso na época inicial do computador. Também é possível encontrar o game na barra de pesquisas do Google ao pesquisar por "Solitaire".

Paciência também pode ser jogado no novo doodle do Google — Foto: Reprodução/Bruno Soares Paciência também pode ser jogado no novo doodle do Google — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Paciência também pode ser jogado no novo doodle do Google — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Que animal é você?

No Dia da Terra de 2015, o Google fez de seu doodle um questionário para que os usuários descobrissem qual animal os melhor representava. O teste também é relembrado na roda de surpresas.

Teste do Google diz que animal é você — Foto: Reprodução/Bruno Soares Teste do Google diz que animal é você — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Teste do Google diz que animal é você — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Brinque de DJ

Outro doodle que está de volta é o do 44º aniversário do hip hop, que foi ao ar em agosto deste ano. Nele, o usuário pode brincar com uma mesa de discotecagem.

Brinque de DJ na roleta de surpresas do Google — Foto: Reprodução/Bruno Soares Brinque de DJ na roleta de surpresas do Google — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Brinque de DJ na roleta de surpresas do Google — Foto: Reprodução/Bruno Soares

História do Google

Os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, se conheceram em 1995, na Universidade Stanford, nos Estados Unidos, quando tiveram a ideia de reunir, em único site, os links existentes na web. A ideia era organizar e tornar mais acessíveis as informações ao redor do mundo.

O projeto, que se chamaria inicialmente Backrub, só saiu do papel em 1998, após o apoio financeiro do cientista Andy Bechtolsheim, que viu potencial na ideia e decidiu assinar um cheque de US$ 100.000 (cerca de R$ 318.500 na cotação atual) para torná-la real. O Backrub mudou de nome e hoje se chama Google. O título, conhecido mundialmente, é inspirado na expressão matemática Googol, quando o dígito 1 é seguido de cem zeros.

Há muito tempo, porém, o site deixou de ser somente um buscador e passou a oferecer diversos serviços como GPS, redes sociais, e-mail e, é claro, o YouTube. Com isso, consolidou-se como uma das maiores empresas do mundo e conquistou números impressionantes:

  • Mais de 4,5 bilhões de usuários.
  • Acessado em 160 países.
  • Utilizado em 123 línguas diferentes.

Vídeo mostra a história dos Doodles do Google

Vídeo mostra a história dos Doodles do Google

Qual o melhor Doodle do Google? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo