Por Viviane Werneck, da redação

Testamos o headset wireless Thresher Ultimate da Razer para PS4; confira Testamos o headset wireless Thresher Ultimate da Razer para PS4; confira

A Razer traz ao Brasil o poderoso headset Bluetooth Thresher Ultimate, com versões para PS4 e Xbox One. Leve, apesar do tamanho robusto, o fone entrega áudio de qualidade, com som 7.1 Dolby Surround, e é bem confortável, mas é necessário montar toda sua estrutura antes de usá-lo. O TechTudo testou a edição para o console da Sony (que também é compatível com PC e Mac) e mostra se vale ou não investir no grandalhão, que chega em novembro deste ano por R$ 1.299.

Razer Thresher Ultimate precisa ser "montado" antes de usar — Foto: Viviane Werneck/TechTudo Razer Thresher Ultimate precisa ser "montado" antes de usar — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

Razer Thresher Ultimate precisa ser "montado" antes de usar — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

Design: gigante, mas confortável

A primeira coisa que chama atenção do Thresher Ultimate é o tamanho do headset: grande até mesmo para os padrões de fones gamer. No entanto, ao contrário do imaginado, o lançamento da Razer é bem leve (pesa 408 gramas) e confortável de usar. Boa parte disso se deve à qualidade da espuma das conchas auriculares, que possuem a tecnologia "memory foam", ou espuma de memória, que se molda às orelhas.

As conchas, em si, são feitas em couro sintético, recobertas externamente por um plástico resistente e podem ser rotacionadas em 90 graus. Nota-se também que a estrutura consegue entregar um bom cancelamento de ruídos, mesmo que de forma passiva, ou seja, sem o auxílio de um hardware específico e apenas contando com o isolamento acústico do material do produto. O Thresher tem ainda, segundo a Razer, um gel de refrigeração interno que proporciona mais conforto, mesmo após horas de gameplay.

Haste do headset é autoajustável à cabeça — Foto: Viviane Werneck/TechTudo Haste do headset é autoajustável à cabeça — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

Haste do headset é autoajustável à cabeça — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

Outra novidade na família de headsets da marca é a haste em alumínio, que se ajusta naturalmente à cabeça. Impossível não notar a semelhança desta haste com a da série Cloud Revolver, da concorrente HyperX. A preocupação aqui fica com a durabilidade dos suportes metálicos, que ligam a haste aos auriculares. Como são muito finos, eles podem passar a impressão de amassar ou quebrar em curto prazo. Entretanto, durante o tempo de testes, não foi possível comprovar tal teoria.

Conteúdo da caixa e instalação

Além do tamanho, outro aspecto que chama atenção no Thresher Ultimate é toda a estrutura necessária para montar e usar o headset. Talvez isso possa assustar um pouco em um primeiro momento, pois não é somente ligar o fone, parear o Bluetooth e usar. Isso você só fará depois de montar a base (hub surround), conectar os cabos (que acompanham o produto) e configurar o áudio no PS4. Todo esse processo pode parecer complicado, mas é mais prático do que parece.

Hub 7.1 Surround precisa ser conectado ao PS4; instalação não tem mistério — Foto: Viviane Werneck/TechTudo Hub 7.1 Surround precisa ser conectado ao PS4; instalação não tem mistério — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

Hub 7.1 Surround precisa ser conectado ao PS4; instalação não tem mistério — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

No interior da caixa do produto, você encontra - de forma muito bem embalada, diga-se de passagem - outras três caixinhas. Nelas há dois cabos USB (com as outras pontas em micro-usb), um cabo óptico, e um hub para áudio 7.1 surround. Em uma caixa maior, você também encontra uma estrutura montável que servirá de apoio para o fone, para quando você não o estiver usando ou ele estiver sendo recarregado.

O manual, que também acompanha o produto, mostra de maneira bem simplificada todo o processo de montagem do apoio para o fone, conexão dos cabos e configuração do headset tanto no PS4 (para esta edição testada), quando para PC ou Mac.

Botões e conectores

Todos os controles principais do Thresher Ultimate ficam no próprio fone e podem ser acessados na parte inferior das conchas. É possível ajustar o volume do áudio de saída no auricular da direita e controlar o áudio de entrada no auricular da esquerda - onde também fica o microfone unidirecional retrátil, com frequência de resposta de 100 - 10,000 hz.

Thresher Ultimate traz todos os seus controles na parte inferior do fone — Foto: Viviane Werneck/TechTudo Thresher Ultimate traz todos os seus controles na parte inferior do fone — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

Thresher Ultimate traz todos os seus controles na parte inferior do fone — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

Ainda nesta parte, você encontra uma entrada micro-usb (para recarregar o fone) e o botão de pareamento do Bluetooth com o hub surround. O hub, por sua vez, possui na parte anterior duas entradas ópticas, uma chave PS4/PC, uma entrada micro-usb e uma entrada usb padrão, para conectar ao fone na hora de recarregá-lo. Na parte posterior do hub está o botão Bluetooth para parear com o headset. Finalmente, na parte superior da base, você encontra um pequeno botão para ativar ou desativar o ambiente de som surround do Thresher.

Áudio de qualidade garante imersão

Aqui chegamos no ponto mais importante de qualquer headset gamer: a qualidade do áudio e sua capacidade de ampliar a experiência do jogador. Nesse quesito, é seguro dizer que o Thresher Ultimate oferece um dos melhores desempenhos possíveis para um fone Bluetooth voltado para games. Inclusive, este é seguramente um dos melhores lançamentos da marca, em matéria de headsets.

Além do som 7.1 Dolby Surround, a Razer turbinou seu novo top de linha com drivers de 50mm que ajudam a redirecionar o áudio para cada um dos auriculares. O surround do fone promete alcançar, ainda, a mais alta largura de banda de áudio, entregando tons altos e baixos no nível máximo e distinguindo, de forma clara, a direção e proximidade dos diferentes tipos de som. Para ficar mais claro, é como se você estivesse jogando sem nenhum fone e todos os sons do jogo te envolvessem de verdade, como no mundo real. É possível, inclusive, "sentir" a que distância e direção um inimigo está no mapa de algum game de tiro, por exemplo.

Almofadas auriculares são feitas em couro sintético e têm a tecnologia memory foam — Foto: Viviane Werneck/TechTudo Almofadas auriculares são feitas em couro sintético e têm a tecnologia memory foam — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

Almofadas auriculares são feitas em couro sintético e têm a tecnologia memory foam — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

Sobre a qualidade do Bluetooth do Thresher, a Razer garante conexão sem fio de até 12 metros, no entanto, durante os testes, foi possível se distanciar até aproximadamente 7 metros sem nenhuma interferência. A partir daí, o fone começou a dar sinais de que iria desconectar. Lembrando que não havia paredes ou outros tipos de obstáculos no caminho. A duração da bateria do headset é de, aproximadamente, 16 horas e o tempo para recarga total é de 4 horas.

Mas e aí, vale a pena comprar?

Ao invés de responder essa pergunta apenas com um "sim" ou "não", é preferível deixar a seguinte reflexão: que tipo de gamer você é? Este é claramente um produto de alta qualidade sonora, muito confortável e, mesmo que a estrutura da haste não passe 100% de confiança, é notória a atenção da Razer com o acabamento do Thresher Ultimate. Toda essa tecnologia, definitivamente, não sai barato (especialmente no Brasil). Portanto, se você é um gamer mais casual, talvez os R$ 1.299 cobrados por este produto realmente seja um pouco demais. Inclusive, a própria Razer oferece opções de entrada mais acessíveis.

Thresher Ultimate traz áudio de alta qualidade, mas cobra alto — Foto: Viviane Werneck/TechTudo Thresher Ultimate traz áudio de alta qualidade, mas cobra alto — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

Thresher Ultimate traz áudio de alta qualidade, mas cobra alto — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

Agora, se você busca experimentar o máximo de imersão possível em um gameplay e pode (e quer) pagar por isso, com segurança este lançamento da Razer vai atender às suas expectativas. Particularmente, este headset entrou para o "hall da fama" do TechTudo como um dos melhores fones gamer já testados aqui.

Como dito no início do texto, o Thresher Ultimate começa a ser vendido no Brasil a partir de novembro deste ano, tanto na loja oficial da Razer no Mercado Livre quanto em demais distribuidores. Além da versão para PS4, o produto também tem uma edição compatível com Xbox One, Xbox One S e Xbox One X. Ambas as versões são compatíveis com PC e/ou Mac.

Ficha Técnica: Razer Thresher Ultimate

Headset Fones Microfone
Drivers de 50mm Frequência: 2.4ghz Frequência de resposta – 100 – 10,000 hz
Som 7.1 Surround Tecnologia Dolby Headphone Sensibilidade (@1kHz, 1V/Pa): -42 ± 2dB
2.4 ghz Wireless Alcance – 12m Signal-to-Noise Ratio: >55 dB
Controles acoplados no headset Resposta de frequência: 12-28,000 hz Microfone Unidirecional
Isolamento acústico Impedância: 320 em 1Khz
Design confortável para uso de óculos Sensibilidade (@1 kHz, 1 V/Pa): 105 dB +/- 2 dB
Microfone retrátil Drivers 50mm
Acompanha base Duração da bateria – 16 horas
Dimensões: 196mm largura/ 214mm altura/ 104.8mm diâmetro Tempo de recarga – 4 horas
Peso: 408 gramas
Mais do TechTudo