Por Melissa Cruz Cossetti, do Rock in Rio


O Tinder, um dos apoiadores do Rock in Rio, levou para o festival de música no Rio de Janeiro uma curiosa experiência que mistura online e offline. Quem explica é Andrea Iorio, diretor de marketing e comunicação do app de relacionamento na América Latina. Em um estande próximo à área VIP do evento, promotores convidam quem foi assistir aos shows para uma jornada que tem como principal objetivo melhorar fotos e descrições de perfis para estimular o 'match' no público.

Andrea Iorio, diretor de marketing do Tinder, mostra mural de fotos — Foto: Melissa Cruz Cossetti / TechTudo Andrea Iorio, diretor de marketing do Tinder, mostra mural de fotos — Foto: Melissa Cruz Cossetti / TechTudo

Andrea Iorio, diretor de marketing do Tinder, mostra mural de fotos — Foto: Melissa Cruz Cossetti / TechTudo

"Ficamos planejando muito tempo como casar o online do aplicativo e o offline do evento. As pessoas que estão na fila, estão esperando uma senha para poder entrar e melhorar o seu perfil no Tinder. É uma experiência divertida e que termina no mural offline", disse Iorio no primeiro dia de shows, na sexta-feira (14).

Ao entrar no espaço — depois de vencer o calor e uma razoável fila de espera — o visitante encontra pelas paredes algumas dicas que podem ajudá-lo a ser bem-sucedido no app como os nomes que fazem mais sucesso no Tinder e as 15 profissões que mais despertam interesse em usuários. Enquanto isso, algumas consultoras dão dicas que podem melhorar a descrição dos perfis, com textos mais simpáticos e atrativos, todos baseados em estudos de especialistas em psicologia e sociologia já divulgados pelo aplicativo em outras oportunidades.

Tinder Studio

A partir disso, uma verdadeira equipe de produção entra em ação no que chamaram de "Tinder Studio". Maquiagem, figurino especial, iluminação e quatro diferentes fundos de fotografia (o processo usa a técnica de chroma key) garantem a produção de uma "foto perfeita" e que traduza a alegria do evento com elementos festivos e acessórios musicais como guitarras e camisetas de rock.

Após ter a foto clicada, são impressas na hora duas cópias. Uma fica com a pessoa e a outra vai para o mural offline do Tinder. A ideia é que cada um escreva seu nome de usuário — se você ainda não tem, veja como criar um username no Tinder — para que fique exposto e possa ser encontrado por alguém que gostou da sua foto ao observar os candidatos. Para isso, acesse tinder.com/@nomedeusuario na interface Web do app e deixe uma curtida.

Com fotos perfeitas, mural do Tinder é ponto de interesse no Rock in Rio — Foto: Melissa Cruz Cossetti / TechTudo Com fotos perfeitas, mural do Tinder é ponto de interesse no Rock in Rio — Foto: Melissa Cruz Cossetti / TechTudo

Com fotos perfeitas, mural do Tinder é ponto de interesse no Rock in Rio — Foto: Melissa Cruz Cossetti / TechTudo

Quem publicar fotos no Instagram com hashtag #euvoucomtinder também pode imprimir as imagens no estande do app de relacionamento. Durante o dia, o Tinder faz ainda outras bricadeiras offline com dados gigantes que, ao serem jogados para o alto, estimulam casais a trocarem carinhos "sem Internet".

Dúvidas sobre Tinder? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo