WhatsApp anuncia versão do app para conectar empresas aos clientes

Perfil de negócio pode ter conta verificada para se comunicar com usuários do mensageiro.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Felipe Vinha, para o TechTudo

O WhatsApp anunciou oficialmente nesta terça-feira (5) que está testando uma versão do aplicativo para empresas. A novidade deve ser lançada para todos nos próximos meses, mas já está disponível para algumas companhias selecionadas no Brasil e no mundo. A nova edição do mensageiro ainda não tem nome oficial, mas é chamada temporariamente de “WhatsApp Business for small businesses and enterprise solution” (WhatsApp Negócios para pequenos negócios e soluções empresariais, em tradução livre).

Entre as ferramentas que o app oferece, estão as contas verificadas, para maior segurança de quem entra em contato, e informativos de produtos comprados. A promessa é facilitar a comunicação entre empresas e clientes.

Mais informações sobre o WhatsApp: vídeo traz cinco dicas para usar o app com segurança

Mais informações sobre o WhatsApp: vídeo traz cinco dicas para usar o app com segurança

No blog oficial do aplicativo, a companhia explica que "estas funções estão em testes, como parte de um programa piloto", como já era visto desde o último mês. Se você encontrar um contato com símbolo verde ao lado, como uma medalha, significa que é um perfil verificado e que o número de celular realmente pertence àquela organização. Por enquanto, não foi mencionada a data exata em que as funções serão disponibilizadas para todos. Sabe-se apenas que o novo serviço terá download gratuito.

No Brasil, o maior cliente da fase inicial do projeto é o banco Itaú, de acordo com a assessoria do WhatsApp. Outra marca que adotou a novidade foi a companhia área KLM. A empresa explica que, por meio da conta corporativa verificada, os passageiros podem confirmar reserva, ver notificação de check-in, visualizar cartão de embarque e receber atualizações sobre o status do voo.

Tela do WhatsApp para empresas (Foto: Reprodução/YouTube) Tela do WhatsApp para empresas (Foto: Reprodução/YouTube)

Tela do WhatsApp para empresas (Foto: Reprodução/YouTube)

Como funciona o WhatsApp para empresas?

Assim como no aplicativo principal, também será possível bloquear contatos indesejados. O WhatsApp esclarece ainda que as mensagens trocadas entre usuários e empresas serão encriptadas, mas, de acordo com o serviço de Internet utilizado pela companhia, todo o conteúdo enviado em chats poderá ser lido pelo administrador da rede. Essa particularidade se assemelha ao que já ocorre em trocas de mensagem ou e-mail empresarial atualmente.

WhatsApp anuncia versão do aplicativo para negócios (Foto: Reprodução/Aline Batista) WhatsApp anuncia versão do aplicativo para negócios (Foto: Reprodução/Aline Batista)

WhatsApp anuncia versão do aplicativo para negócios (Foto: Reprodução/Aline Batista)

De acordo com Matt Idema, COO do WhatsApp, a intenção do novo aplicativo é facilitar a comunicação entre empresas e clientes, da mesma forma que o app já ajuda o contato entre pessoas. “Queremos aplicar a mesma abordagem ao levar negócios ao WhatsApp de maneira que crie valor. Estamos entusiasmados em tornar possível conectar pessoas às empresas de maneira rápida e pessoal”, comentou, em nota oficial.

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo