PCs com Windows 10 receberão Fall Creators Update em 17 de outubro

Atualização gratuita adiciona componentes em 3D e mais segurança.

PCs com Windows 10 receberão Fall Creators Update em 17 de outubro PCs com Windows 10 receberão Fall Creators Update em 17 de outubro
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Thássius Veloso, da IFA 2017, em Berlim

A Microsoft anunciou que o Windows 10 Fall Creators Update vai chegar aos PCs com Windows, em forma de atualização gratuita, no dia 17 de outubro. A revelação foi feita durante a apresentação da empresa na feira de eletrônicos de Berlim, a IFA 2017. O vice-presidente de software Terry Myerson disse que o sistema operacional está mais divertido e também mais seguro, devido à novas tecnologias de proteção digital no Windows Defender, espécie de antivírus gratuito.

O update foi anunciado no congresso anual da Microsoft para desenvolvedores, chamado de Build, em maio deste ano. A expectativa era de que o Fall Creators fosse liberado em setembro, mas a data atrasou em relação ao que se comentava nos bastidores do evento.

Fall Creators Update estreia novas ferramentas para edição de foto e vídeo com componentes em 3D (Foto: Divulgação / Microsoft) Fall Creators Update estreia novas ferramentas para edição de foto e vídeo com componentes em 3D (Foto: Divulgação / Microsoft)

Fall Creators Update estreia novas ferramentas para edição de foto e vídeo com componentes em 3D (Foto: Divulgação / Microsoft)

Destinado a “criadores”

O termo creators diz respeito aos usuários de Windows 10 que gostam de criar coisas novas. Com a atualização, o sistema fica recheado de ferramentas para edição de fotos e vídeos, com adição de efeitos especiais e elementos em 3D. A realidade aumentada (chamada pela Microsoft de “realidade mista”) também marca presença: os consumidores poderão usar headsets e controles sem fio para jogar games e participar de experiências virtuais criadas com suporte a Windows 10.

Backup mais esperto

A próxima atualização do Windows traz novidades para quem faz backup dos dados no OneDrive, plataforma online da própria Microsoft. O sistema passará a fazer o envio e recebimento dos arquivos “sob demanda”. Na prática, o dono do PC ou notebook não precisará se preocupar com o espaço livre para documentos, pois o Windows saberá quais arquivos deve manter armazenados no próprio aparelho e quais devem ficar disponíveis na nuvem – estes serão baixados conforme a necessidade. A ideia por trás disso é evitar que o armazenamento do HD ou SSD fique lotado.

500 milhões no planeta

Windows 10 tem meio bilhão de usuários no planeta (Foto: Thássius Veloso/TechTudo) Windows 10 tem meio bilhão de usuários no planeta (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Windows 10 tem meio bilhão de usuários no planeta (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Terry Myerson voltou a dizer que 500 milhões de pessoas utilizam dispositivos com Windows 10, entre PCs, laptops tradicionais, dispositivos all-in-one e tablets. Ele relatou crescimento expressivo desta versão do Windows, de 76%, entre os gamers.

O jornalista viajou para a Alemanha a convite da Philips.

MAIS DO TechTudo