Por Gabriel Ribeiro, para o TechTudo


Um desenvolvedor criou uma forma criativa de mostrar que você é fã de Stranger Things usando inteligência artificial. Através da página chamada Even Stranger (evenstranger.pw) o usuário consegue usar suas próprias fotos para criar cartazes. O diferencial é que a site consegue identificar os elementos da imagem e mudar o título do pôster. A tecnologia traz o mesmo conceito de IA utilizado para identificar pessoas nas fotos por grandes empresas como Google e Facebook. Claro, em proporções diferentes.

Site Even Stranger cria pôster de Stranger Things com a sua foto — Foto: Reprodução/ TechTudo Site Even Stranger cria pôster de Stranger Things com a sua foto — Foto: Reprodução/ TechTudo

Site Even Stranger cria pôster de Stranger Things com a sua foto — Foto: Reprodução/ TechTudo

Funciona de uma forma bem simples. Para criar um novo pôster basta clicar sobre a TV em "upload image". O cartaz é criado automaticamente alterando o letreiro para alguma coisa que chame a atenção do algoritmo. No primeiro caso, foram os óculos, alterando a mensagem para Stranger Eyewear. Funciona melhor com apenas uma pessoa na foto. Em fotos em grupo, o sistema pode se confundir.

A tecnologia, mesmo de forma mais simples, é a mesma por trás de alguns recursos usados por grandes empresas. Quando o Google Fotos consegue agrupar as fotos do seu cachorro ou gato, está usando a inteligência artificial, mais precisamente o aprendizado de máquina (machine learning).

Even Stranger identifica elementos na imagem (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro) — Foto: Gabriel Ribeiro Even Stranger identifica elementos na imagem (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro) — Foto: Gabriel Ribeiro

Even Stranger identifica elementos na imagem (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro) — Foto: Gabriel Ribeiro

O aprendizado de máquina, como o nome sugere, é um tipo de algoritmo que consegue assimilar novas coisas conforme o uso. Uma das formas mais usadas é na identificação de elementos nas fotos — como fez Evan Stranger — mas também pode ser utilizado para coisas mais complexas, como redes neurais.

Acesse o site e crie seu próprio pôster (evenstranger.pw).

Recentemente, o Google criou uma ferramenta para mostrar o conceito de aprendizado de máquina. O site Teachable Machine explica de forma bem simples, com a webcam do computador, como a tecnologia funciona.

Derrube pessoas não autorizadas da sua conta do Netflix

TechTudo - Netflix: Como encerrar sessões em todos os dispositivos

TechTudo - Netflix: Como encerrar sessões em todos os dispositivos

Via TNW

Tire suas dúvidas sobre Netflix no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo