Por Filipe Garrett, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

A Apple já teria correções para a vulnerabilidade KRACKs, que expõe redes Wi-Fi do mundo todo à invasões. Segundo fontes consultadas pelo Apple Insider, versões beta de macOS, iOS, watchOS e tvOS, todos os sistemas operacionais da marca, já teriam as correções. As soluções impedem que dispositivos rodando os sistemas fiquem suscetíveis à falha de segurança no protocolo WPA2 que permite que a troca de dados entre equipamentos seja interceptada em redes Wi-Fi.

Atualizações já estariam sendo testadas nas versões beta dos sistemas operacionais da marca — Foto: Reprodução/Filipe Garrett Atualizações já estariam sendo testadas nas versões beta dos sistemas operacionais da marca — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Atualizações já estariam sendo testadas nas versões beta dos sistemas operacionais da marca — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Consultada em relação à disponibilidade dessas atualizações, a Apple afirmou ao TechTudo que “está ciente do problema” e que correções serão implementadas em próximos updates dos sistemas aplicados aos seus produtos. A fabricante do iPhone, porém, não informou quando isso vai ocorrer. No Android, a expectativa é de que os primeiros patches cheguem em novembro para celulares da linha Pixel.

O Apple Insider não obteve, entretanto, informações a respeito do desenvolvimento de atualizações que impeçam ataques do tipo KRACKs à redes controladas pelo AirPort, o roteador da Apple.

Correções em nível de firmware dos roteadores são uma das formas apontadas por especialistas para eliminar a brecha. A atualização por usuários leigos, porém, não é a das mais simples.

O KRACKs é um ataque que intercepta o chamado "handshake" (aperto de mão), em que dispositivo e roteador criam uma chave criptográfica pela qual sua comunicação será estabelecida. Desde que corretamente executado, um ataque do tipo pode permitir que um invasor reutilize essa chave, podendo assim interceptar os dados enviados do dispositivo ao roteador quando quiser.

MAIS DO TechTudo