Google Clips: nova câmera usa IA para tirar fotos automaticamente

Google Clips utiliza inteligência artificial para reconhecer rostos de pessoas e consegue tirar fotos e gravar vídeos sozinha.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por João Kurtz, para o TechTudo

O Google anunciou, nesta quarta-feira (4), a câmera Google Clips. O aparelho chegou junto com os novos Pixel 2 e Pixel 2 XL, e funciona em conjunto com celulares por meio de um app para Android ou iPhone (iOS). A promessa é de que o dispositivo use inteligência artificial para identificar pessoas e momentos especiais para fazer fotos e vídeos automaticamente.

Usuários da câmera point and shoot podem fazer backups automáticos e ilimitados das imagens para o Google Fotos gratuitamente. A Google Clips ainda não possui data de lançamento oficial, porém seu preço inicial é de US$ 249 (cerca de R$ 780, sem contar impostos) nos Estados Unidos.

Câmera do Google faz fotos e vídeos automáticos (Foto: Divulgação/Google) Câmera do Google faz fotos e vídeos automáticos (Foto: Divulgação/Google)

Câmera do Google faz fotos e vídeos automáticos (Foto: Divulgação/Google)

A Clips utiliza tecnologia de aprendizagem de máquinas para identificar os rostos de pessoas. Além das fotos automáticas, o gadget pode ser usado como uma câmera normal – ela também possui um disparador ou um aplicativo para celulares.

A partir destes dados, o aparelho aprende quem são as pessoas importantes para o usuário e passa a registrar imagens automaticamente quando elas estão enquadradas. O conteúdo é sincronizado automaticamente e é possível também salvar frames individuais de vídeos como fotografias.

Google Clips pode ser presa em superfícies por meio de um clipe (Foto: Divulgação/Google) Google Clips pode ser presa em superfícies por meio de um clipe (Foto: Divulgação/Google)

Google Clips pode ser presa em superfícies por meio de um clipe (Foto: Divulgação/Google)

Para proteger a privacidade dos usuários, o Google implementou medidas de segurança no dispositivo. A fabricante explica que a câmera indica quando está em operação por meio de uma luz, a fim de garantir que as pessoas ao redor não sejam pegas desprevenidas.

A Google Clips tem armazenamento de 16 GB e bateria com duração de até três horas de capturas, segundo a empresa. As especificações incluem proteção Gorilla Glass 3 contra arranhões, compatibilidade com redes Wi-Fi, Bluetooth e porta USB-C.

A primeira edição da Google Clips foi desenvolvida especificamente para pais ou donos de animais de estimação e é compatível com os novos Google Pixel 2 e Pixel 2 XL, além do Samsung S7 e S8 e iPhone 6 ou superior.

MAIS DO TechTudo