Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O site Teachable Machine, do Google, é uma iniciativa da empresa para ensinar o usuário, de forma simples e divertida, conceitos de inteligência artificial. A plataforma oferece espaço para a configuração de movimentos reconhecidos pela câmera que resultam em respostas pré-determinadas.

Dessa forma, é possível compreender como aprendizado de máquina (machine learning) — princípio aplicado na criação de redes neurais — funciona: o computador é treinado para reconhecer determinados padrões de comportamento (movimento no vídeo) para, então, realizar uma tarefa específica. Vale destacar que para fazer as atividades é necessário usar uma webcam.

Teachable Machine, do Google — Foto: Reprodução/Teachable Machine

Como funciona?

Usando a câmera do seu computador, você pode definir um gesto específico com a mão ou o seu próprio rosto para exibir um GIF específico, som ou uma mensagem de voz correspondente. A ideia é mostrar ao internauta o nível de precisão e de facilidade de aprendizado da máquina por trás do site, capaz de identificar com facilidade os gestos que você faz diante da câmera.

Embora o site não tenha versão em português, o funcionamento é simples: você precisa ativar a câmera do seu computador. Em seguida, no bloco “Learning”, basta escolher uma das três ações e, enquanto faz um gesto para a câmera, segurar o botão respectivo. Ou seja, para que a máquina aprenda que, ao acenar, deve mostrar um GIF de um gato dando tchau para você, é preciso que você “grave” essa ação usando a sua câmera, enquanto segura o botão relacionado.

Site demonstra como computadores aprendem e reagem a estímulos — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Em seguida, você pode fazer outro gesto e relacioná-lo com outro GIF ou, até mesmo, com um som. Ao trocar os movimentos previamente configurados você pode testar a habilidade do sistema em reconhecer exatamente o que você está fazendo. Ou seja, faça o gesto e o site responde com um GIF, som ou mensagem.

Para testar, acesse teachablemachine.withgoogle.com.

Dúvidas sobre inteligência artificial? Pergunte no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo