Por Paulo Alves, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Os novos iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X, junto com o lançamento LG Q6, estiveram entre os principais assuntos do mês de setembro. Os três celulares da Apple foram anunciados no último dia 12 como sucessores dos iPhone 7 e 7 Plus; e o celular da LG como uma versão mais barata do modelo premium LG G6. O WhatsApp, como de costume, também foi destaque com o surgimento de novos aplicativos que expandem suas funções. Além disso, o mensageiro anunciou um segundo programa, destinado a empresas.

Outra novidade que chamou atenção em setembro foi o aplicativo SerasaConsumidor, que permite consultar o CPF gratuitamente na base de dados da entidade. A ideia é oferecer um meio rápido e prático de descobrir débitos no nome do usuário. Veja, a seguir, mais detalhes sobre o que foi sucesso no último mês.

iPhone 8, 8 Plus e X: preço e especificações dos lançamentos da Apple

iPhone 8, 8 Plus e X: preço e especificações dos lançamentos da Apple

Lançamento dos iPhone 8, 8 Plus e X

A Apple enfim anunciou os três novos modelos iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X. Os dois primeiros são uma evolução direta do iPhone 7, cuja versão especial vermelha saiu de linha logo após o anúncio dos lançamentos. As principais novidades ficam por conta das câmeras melhores, processador mais potente e acabamento traseiro em vidro que permite carregamento sem fio por meio de base carregadora.

No entanto, as atenções foram voltadas principalmente ao iPhone X, a maior evolução da linha desde seu surgimento, em 2007. Em comemoração aos 10 anos do iPhone, a Apple apresentou um celular com design reformulado, com destaque para a tela de 5,8 polegadas quase sem bordas que permite dimensões compactas mesmo com o incremento de display. Além disso, o smartphone abandona o Touch ID e adota o Face ID, que usa reconhecimento facial para desbloqueio.

iPhone X foi um dos destaques de setembro — Foto: Thássius Veloso / TechTudo iPhone X foi um dos destaques de setembro — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

iPhone X foi um dos destaques de setembro — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

LG Q6 e Q6 Plus no Brasil

Um dia após ter os preços vazados, os LG Q6 e Q6 Plus foram lançados no Brasil para rivalizar com os Moto G5S e G5S Plus. Os smartphones têm como principal característica a tela de proporção 18:9, a mesma adotada pela LG no G6. Por fora, os celulares são iguais, deixando as diferenças entre versões para as especificações internas: o Q6 convencional tem 32 GB de armazenamento e memória RAM de 3 GB; e a variante Plus conta com 64 GB de espaço interno e 4 GB de RAM.

Nas primeiras impressões do TechTudo, a tela de 5,5 polegadas com resolução Full HD+ e bordas mínimas dos smartphones mereceu destaque especial. O novo padrão de display, afinal, ainda começa a ser adotado em modelos premium de alguns fabricantes, e chega como um diferencial importante em um aparelho intermediário. O processador é um Snapdragon 435, considerado de baixa potência. Outras especificações do Q6 incluem câmera traseira de 13 megapixels e frontal de 5 MP.

LG Q6 e Q6 Plus: tudo sobre os novos celulares

LG Q6 e Q6 Plus: tudo sobre os novos celulares

Recursos do WhatsApp

Em setembro, o WhatsApp anunciou um novo aplicativo para conectar empresas e clientes, além de perfis comerciais para estabelecimentos. Pouco depois, o mensageiro passou a proibir a adição de três tipos de emoji ao nome de usuário no app para não causar confusão entre perfis comuns e os verificados, que serão exclusivos para negócios.

Entre as funções que ganharam destaque estão o gerenciamento de armazenamento do app na versão Beta, um app que permite conversar com alguém que não está na agenda e um truque simples para compartilhar música no WhatsApp Status. Outro recurso que ganhou notoriedade no mês foi o envio de fotos em alta resolução, algo que estava presente há tempos no aplicativo.

Como colocar uma música no status do WhatsApp

Como colocar uma música no status do WhatsApp

SerasaConsumidor

A última grande novidade de setembro foi o aplicativo SerasaConsumidor, disponível para Android e iPhone (iOS). Com ele, qualquer pessoa pode fazer pesquisa de CPF para descobrir se há pendências no seu nome em instituições financeiras. O programa é totalmente em português e funciona após um cadastro rápido no próprio celular, que pode ser feito também usando contas do Google ou do Facebook para agilizar.

Caso haja pendências ativas, é possível descobrir o nome da instituição que efetuou o cadastro do seu CPF na lista de inadimplência, saber o número de contrato relacionado e os valores referentes às dívidas. O aplicativo não oferece via direta de negociação, mas promete ser um ponto de partida para limpar o nome na praça.

Como consultar CPF no Serasa; app grátis funciona no celular

Como consultar CPF no Serasa; app grátis funciona no celular

MAIS DO TechTudo