O que mudou da GoPro Hero5 para a GoPro Hero6, lançamento de 2017

Saiba diferenças e semelhanças na ficha técnica das action cam. Modelo de 2017 ganhou processador mais poderoso. Nova geração faz vídeos em 4K a 60 fps.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Gabriel Ribeiro, para o TechTudo

A GoPro Hero6 Black foi anunciada oficialmente nesta quinta-feira (28). O modelo tem a pretensão de ser a melhor câmera de ação já produzida pela empresa e por isso traz uma série de novidades em relação a sua antecessora, a GoPro Hero5 Black. Entre os destaques da nova versão está o processador, que foi desenvolvido pela própria GoPro.

A nova versão já está disponível para venda no Brasil, com preço sugerido R$ 2.500. Está em dúvida se vale a pena trocar sua GoPro Hero5 Black pela Hero6 Black? Confira as principais diferenças entre as câmeras de ação.

GoPro Hero6 Black: vídeo traz primeiro teste com a action cam

GoPro Hero6 Black: vídeo traz primeiro teste com a action cam

Design

Aqui não há mudanças. No aspecto visual as duas câmeras são idênticas, ou seja; todos os acessórios são compatíveis entre ambas. A GoPro Hero5 Black trouxe em 2016 algumas novidades para as GoPro top de linha. A principal delas foi ter a capacidade de ser a prova d’água sem a necessidade de um case externo. Na Hero6 Black essa característica se mantém, assim como o corpo emborrachado, a tela touchscreen de 2’’ na traseira, e uma mini tela de status na parte frontal.

Hero5: design do modelo anterior é igual ao da nova GoPro (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) Hero5: design do modelo anterior é igual ao da nova GoPro (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Hero5: design do modelo anterior é igual ao da nova GoPro (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Resolução

A GoPro Hero6 Black teve um salto de qualidade na imagem, com melhorias significativas na taxa de quadros por segundo, devido ao novo processador desenvolvido pela empresa: o GP1. Enquanto a Hero5 Black pode filmar em 4K a 30fps, o novo modelo consegue capturar imagens em 4K a 60 fps. Em resoluçaõ Full HD, a Hero6 consegue filmar a 240fps, enquanto o modelo anterior faz em 120fps. Uma ótima especificação para quem gosta de fazer filmes em câmera lenta.

A Hero6 Black pode filmar em 4K a 60fps. Em resolução Full HD, são até 240fps (Foto: Viviane Werneck/TechTudo) A Hero6 Black pode filmar em 4K a 60fps. Em resolução Full HD, são até 240fps (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)

A Hero6 Black pode filmar em 4K a 60fps. Em resolução Full HD, são até 240fps (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)

Além disso, o novo modelo promete imagens melhores em ambientes com pouca luz. Por conta de um melhor alcance dinâmico, a ideia é que a nova geração consiga resolver um calcanhar de aquiles da Hero5 Black. Já nas fotografias o novo modelo é equivalente ao anterior. A Hero6 Black também é capaz de tirar fotos em até 12 megapixels em RAW e HDR.

Estabilização

A GoPro Hero6 Black conta com um novo sistema de estabilização eletrônica - a versão anterior trazia estabilização ótica. Por conta do novo processador, a promessa é que as gravações sejam menos impactadas pelo movimento da câmera. Este é realmente um recurso necessário por conta das novas taxas de fps, porém resta saber como ele irá funcionar na prática. A nova geração da Hero Black também conta com um novo Zoom Touch. O recurso promete mais precisão na hora de aproximar as imagens com o gesto de "pinçar" diretamente na tela da câmera.

Recursos

GoPro Hero6 tem recurso de comando de voz (Foto: Viviane Werneck/TechTudo) GoPro Hero6 tem recurso de comando de voz (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)

GoPro Hero6 tem recurso de comando de voz (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)

Assim como a geração anterior, a Hero6 também pode ser ativada por comandos de voz. Porém, o grande atrativo está em uma melhor integração com o QuikStories, o app para criação automática de vídeos compilados. Devido ao novo processador, a câmera trabalha com inteligência artificial: a promessa é de que a Hero6 faça uma seleção dos trechos dos vídeos capturados e entrgue um vídeo editado para o usuário de forma mais rápida e assertiva.

Qual é o melhor drone para comprar no Brasil? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo