Realidade aumentada no iOS 11: conheça 5 apps que aproveitam a tecnologia

Aplicativos usam a câmera do iPhone para interagir com o ambiente real

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O iOS 11, nova versão do sistema para iPhone, iPad e iPod Touch, chega aos dispositivos com suporte a aplicativos de realidade aumentada (AR). Os programas aproveitam a tecnologia do ARKit, anunciada pela Apple na WWDC 2017, que permite a desenvolvedores criarem novas experiências com ajuda da câmera do celular.

Os apps que tiram vantagem desse recurso ainda são poucos, mas algumas opções já se destacam na App Store. Veja, a seguir, uma lista com softwares que merecem a sua atenção.

O que muda com o iOS 11: veja principais novidades do sistema

O que muda com o iOS 11: veja principais novidades do sistema

1) AR MeasureKit

AR Measurekit mede objetos do mundo real (Foto: Reprodução/Apple App Store) AR Measurekit mede objetos do mundo real (Foto: Reprodução/Apple App Store)

AR Measurekit mede objetos do mundo real (Foto: Reprodução/Apple App Store)

O AR Measurekit é um aplicativo que usa a câmera do iPhone para rastrear o ambiente e medir distâncias sem precisar de ferramentas. Apps do tipo não são novidade para celular, mas a integração com o ARKit promete precisão inédita no iPhone em modo de realidade aumentada. O aplicativo oferece régua, medidor de trajetória, ângulo, altura e nível, entre outros recursos.

2) Holo

Holo cria fotos e vídeos com hologramas (Foto: Reprodução/Apple App Store) Holo cria fotos e vídeos com hologramas (Foto: Reprodução/Apple App Store)

Holo cria fotos e vídeos com hologramas (Foto: Reprodução/Apple App Store)

O Holo é um aplicativo que mostra como a realidade aumentada pode gerar conteúdo divertido. O app oferece 300 hologramas de diversos personagens para escolher e colocar ao seu lado no mundo virtual para tirar fotos e gravar vídeos. Há várias opções de bonecos para escolher, que vão de celebridades e atletas a animais coloridos.

3) JigSpace

JigSpace é uma enciclopédia em realidade aumentada (Foto: Reprodução/Apple App Store) JigSpace é uma enciclopédia em realidade aumentada (Foto: Reprodução/Apple App Store)

JigSpace é uma enciclopédia em realidade aumentada (Foto: Reprodução/Apple App Store)

Considerado uma espécie de enciclopédia em realidade aumentada, o JigSpace é um app educacional que ensina com a ajuda de objetos virtuais projetados sobre o ambiente real. Os assuntos abordados variam de astronomia, mecânica e eletrônica a anatomia. Em cada tema há objetos que ilustram as explicações – todas escritas em inglês.

4) Magicplan

Magicplan cria plantas de qualquer lugar (Foto: Reprodução/Apple App Store) Magicplan cria plantas de qualquer lugar (Foto: Reprodução/Apple App Store)

Magicplan cria plantas de qualquer lugar (Foto: Reprodução/Apple App Store)

Assim como o AR Measurekit, o app Magicplan usa a câmera do iPhone para medir distâncias de objetos do mundo real. Seu propósito, porém, é criar plantas baixas de qualquer lugar. A ideia é ajudar não só profissionais de arquitetura e construção, mas prestar auxílio também a quem quer mobiliar a casa e precisa de medidas exatas dos cômodos.

5) Paint Space AR

Paint Space AR permite desenhar no mundo real (Foto: Reprodução/Apple App Store) Paint Space AR permite desenhar no mundo real (Foto: Reprodução/Apple App Store)

Paint Space AR permite desenhar no mundo real (Foto: Reprodução/Apple App Store)

O Paint Space AR oferece outra aplicação divertida para realidade aumentada no iPhone. O app permite importar suas fotos e posicioná-las no mundo real para criar montagens engraçadas. É possível também desenhar sobre a imagem e obter um efeito de perspectiva interessante sem precisar recorrer a editores de imagem avançados, como o Photoshop.

MAIS DO TechTudo