Por Felipe Vinha, para o TechTudo


Sea of Thieves é o novo jogo da Rare para Xbox One e PC e vai trazer de volta a temática de piratas aos games. O título foi apresentado pela Microsoft há alguns anos e estava disponível para teste na Brasil Game Show 2017. Seu principal produtor, Craig Duncan, também esteve no evento e conversou com o TechTudo sobre as novidades do multiplayer e seu impacto nos jogadores, que podem se tornar lendas online. Confira:

Por que piratas?

Sabemos que o tema de “piratas” nem sempre esteve na moda dentro dos games. Apesar de existirem clássicos como “Sid Meier's Pirates” e também títulos recentes da saga “Assassin's Creed”, o assunto não é um gênero que resulte em número expressivo de vendas ou legião de fãs. Sabendo disso, a Rare resolveu apostar na aventura de Sea of Thieves com a pirataria ao centro – mas, aparentemente, o estúdio sabe bem o que está fazendo.

Craig Duncan, produtor de Sea of Thieves — Foto: Felipe Vinha/TechTudo Craig Duncan, produtor de Sea of Thieves — Foto: Felipe Vinha/TechTudo

Craig Duncan, produtor de Sea of Thieves — Foto: Felipe Vinha/TechTudo

“Piratas sempre estiveram presentes em nossos jogos, de uma forma ou de outra. Antes de ter o jogo que temos hoje, Sea of Thieves utilizava um outro tema. Mas sentimos que a pirataria seria mais adequada para o queríamos, que era levar os jogadores a aventuras”, disse Craig Duncan. “Aqui o ideal é que cada um saiba seu papel no jogo, na tripulação, dentro do navio, então por isso o tema casa perfeitamente”, adicionou.

Piratas nas mídias sociais

Segundo Duncan, a ideia de Sea of Thieves gira em torno do compartilhamento de informações. A Rare quer que os jogadores narrem seus feitos e espalhem as notícias do que conseguiram dentro do game por aí. “É mais ou menos como hoje ocorre nas mídias sociais, em vídeos, streaming. Queremos que os jogadores vivenciem aventuras a cada nova partida e que, assim, eles possam contar vantagem sobre suas conquistas, pois elas serão grandes!”, apontou.

Sea of Thieves te coloca para ser o herói da história — Foto: Divulgação/Microsoft Sea of Thieves te coloca para ser o herói da história — Foto: Divulgação/Microsoft

Sea of Thieves te coloca para ser o herói da história — Foto: Divulgação/Microsoft

Por este mesmo motivo, Sea of Thieves não contará com nenhum pirata da história ou lendário fictício, como Barba Negra, Davy Jones, entre outros. “Não teremos um 'Barba Negra' em nosso jogo, queremos que o usuário seja a lenda. O game vai se moldar conforme as ações do jogador dentro dele e as outras pessoas, quando entrarem em partidas online, verão esses feitos e mudanças ocorrendo também. Sua história será contada por todas e é isso que buscamos”, disse.

Senso de descoberta é o norte do jogo

Sea of Thieves traz um mundo imenso e explorável para todos que conectarem sua conta da Xbox Live na partida. É possível explorar o fundo do mar, ilhas proibidas, lutar contra monstros diversos e povos desconhecidos. Craig Duncan diz ainda que o tipo de aventura encontrada no jogo é inesperada, sempre. Cada partida será diferente para quem iniciar em locais distintos, e isso que faz do jogo único dentro de seu gênero.

Explore, descubra e pilhe em Sea of  Thieves — Foto: Divulgação/Microsoft Explore, descubra e pilhe em Sea of  Thieves — Foto: Divulgação/Microsoft

Explore, descubra e pilhe em Sea of Thieves — Foto: Divulgação/Microsoft

“O senso de descoberta é grande, tudo funciona de forma enorme dentro do game, com uma incrível liberdade. Teremos aventuras específicas e fixas, claro, mas o jogador também terá missões paralelas e poderá criar suas próprias, de acordo com o que explorar. É até difícil prever, mesmo como produtor”, brincou.

Homenagens?

A Rare é conhecida por inserir referências e homenagens a seus jogos nos títulos mais recentes. Como sabemos, a produtora é a casa de alguns dos personagens mais famosos dos games, como Battletoads, Killer Instinct, Donkey Kong Country e Perfect Dark. Duncan nos revelou que talvez possamos ver alguns “easter eggs”, surpresinhas, aqui e ali.

Muitas surpresas aguardam em Sea of Thieves — Foto: Reprodução/Felipe Vinha Muitas surpresas aguardam em Sea of Thieves — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Muitas surpresas aguardam em Sea of Thieves — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

“Talvez tenhamos algumas homenagens, mas não posso falar muito para não estragar a surpresa! O jogo também mudou muito de um ano para cá, então muita coisa que eu mesmo não sei pode ter mudado. No final das contas, é tudo sobre resolver charadas e viver como um pirata. E isso pode ter relação com incríveis descobertas!”, finalizou Craig Duncan.

Mais do TechTudo