Por Aline Batista, da redação

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O WhatsApp Beta para celulares Android recebeu os novos emojis que chegaram com o Unicode 10. A novidade apareceu na versão de testes 2.17.397, liberada para download na última quarta-feira (25), e trouxe para o mensageiro figurinhas inéditas de expressões faciais, fantasias, animais e comida.

Os desenhos também aparecem na versão de teste mais recente (2.17.400), de quinta-feira (26), que começou a liberar o recurso para apagar mensagens que já foram enviadas. Para ter acesso aos novos emojis, basta fazer o download o WhatsApp Beta no smartphone Android.

Vídeo mostra como baixar a versão beta e o APK do WhatsApp no Android

Vídeo mostra como baixar a versão beta e o APK do WhatsApp no Android

Ao todo, mais de 60 novos emojis foram acrescentados ao WhatsApp. Agora, é possível enviar figurinhas de animais, como dinossauro, gafanhoto e porco-espinho, além de comidas, como brócolis e milk shake. Já as novas expressões faciais incluem olhos com estrelas, sobrancelha arqueada e com fumaça saindo da cabeça. O mensageiro também ganhou figurinhas de fantasias, que podem sofrer variações de gênero e cor, como vampiro, fada e sereia.

WhatsApp ganha emojis com novas expressões, fantasias, comidas e animais — Foto: Reprodução/Aline Batista WhatsApp ganha emojis com novas expressões, fantasias, comidas e animais — Foto: Reprodução/Aline Batista

WhatsApp ganha emojis com novas expressões, fantasias, comidas e animais — Foto: Reprodução/Aline Batista

Os emojis adicionados ao WhatsApp foram aprovados no Unicode 10, lista anunciada em junho deste ano e que liberou novas figurinhas para 2017. Vale lembrar que a Unicode é a instituição responsável por aprovar os desenhos. Após a decisão, as fabricantes ficam à vontade para adicioná-los aos seus softwares. A Apple, por exemplo, já havia anunciado que tais figuras vão chegar com o iOS 11.1. Agora, foi a vez do WhatsApp incluir os emojis.

WhatsApp Beta estreia novos emojis no Android  — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo WhatsApp Beta estreia novos emojis no Android  — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

WhatsApp Beta estreia novos emojis no Android — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Os desenhos mantêm o design próprio do mensageiro. A novidade, que foi liberada neste mês também na versão de testes, fez o WhatsApp abandonar o padrão de emojis utilizado pela Apple para adotar um estilo exclusivo para as figurinhas do app. Assim, todos os usuários, independente do sistema operacional que usam, podem visualizar as mesmas figuras.

Por enquanto, somente os usuários do WhatsApp Beta conseguem visualizar e enviar os novos emojis. Quem possui a versão oficial para Android, iPhone (iOS) e Windows Phone ainda não têm acesso às figurinhas. Nesses casos, o aplicativo exibe um quadrado, como sinônimo de erro. Se o mensageiro decidir manter o novo design, em breve, esses emojis devem aparecer para todos.

WhatsApp: como liberar os novos emojis? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo