Por Viviane Werneck*, da redação

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp
Testamos a Smart TV KD-55X705E da Sony com 4K e HDR; confira Testamos a Smart TV KD-55X705E da Sony com 4K e HDR; confira

A ideia da série X705E de Smart TVs da Sony é oferecer um produto que leve a resolução 4K para o consumidor que pensa em migrar, pela primeira vez, do Full HD. O TechTudo testou o modelo KD-55X705E, de 55 polegadas, e pode-se dizer que o aparelho oferece um bom custo-benefício para o consumidor — aliando uma tela grande, com suporte nativo ao formato 4K HDR e processamento de imagem 4K X-Reality Pro que, segundo a marca, garante o melhor upscaling do mercado. O televisor, da linha 2017, tem o preço sugerido de R$ 4.589,99 no site da fabricante.

A série X705E promete entregar o melhor processamento de imagem do mercado — Foto: Viviane Werneck/TechTudo A série X705E promete entregar o melhor processamento de imagem do mercado — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

A série X705E promete entregar o melhor processamento de imagem do mercado — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

Qualidade da imagem

Antes de falar dessa e outras características da KD-55X705E, é importante esclarecer que a qualidade da imagem não se resume apenas à resolução de tela. Uma boa projeção é formada por três pilares: cores, contraste e nitidez. A resolução 4K — também conhecida como Ultra HD — que trata especificamente de quantidade de pixels, se encaixaria em um dos pilares: o da nitidez.

Ao usar a KD-55X705E é notória a qualidade e clareza da imagem. Ao aumentar a resolução do Full HD, com dois milhões de pixels, para o 4K, com oito milhões de pontos, aliado ao processamento do aparelho, percebe-se que todas as nuances de cores, brilhos e sombras estão mais definidas do que em modelos Full HD.

Vale esclarecer que aumentar a resolução de um display significa aumentar a quantidade de pixels. Ou seja, é possível conseguir imagens com silhuetas melhores e mais detalhes. No entanto, essa qualidade final pode variar de acordo com a forma que um filme, por exemplo, foi captado originalmente. Portanto, procure assistir a vídeos com a melhor qualidade original possível.

A KD-55X705E tem 55 polegadas  — Foto: Viviane Werneck/TechTudo A KD-55X705E tem 55 polegadas  — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

A KD-55X705E tem 55 polegadas — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

Para efeito dos testes, todas as imagens exibidas ao site na KD-55X705E foram captadas em 4K. O resultado para o espectador ficou bem próximo de "olhar por uma janela". Sendo assim, ao comprar um televisor novo é importante saber que o fato do aparelho ser 4K não implica, necessariamente, que todo conteúdo projetado neste display será de altíssima qualidade.

Mesmo em imagens não captadas em 4K, a Smart TV da Sony promete entregar imagens muito bonitas e quase sem nenhum efeito de "embaçamento". Tudo isso, segundo a fabricante, se deve ao seu modo de processamento próprio: o 4K X-Reality Pro, como veremos em detalhes a seguir.

Upscaling e processamento

Todos os televisores da série X705E fazem um processamento prévio da imagem antes de gerar o upscaling que, em resumo, significa repetir cada pixel (de uma imagem em Full HD) quatro vezes. Dessa maneira é possível preencher toda uma tela 4K, com um conteúdo capturado originalmente em um formato com menos pixels, como Full HD. O upscaling funciona como um zoom digital.

Entretanto, a repetição desses pixels não traz maior qualidade. Tudo depende da informação contida nos pontos. Imagine uma imagem Full HD com muito ruído, como um filme antigo. Esse ruído, na maioria das TVs que trabalham com upscaling, seria então repetido quatro vezes por pixel.

A TV KD-55X705E faz processamento prévio da imagem antes de gerar o upscaling — Foto: Viviane Werneck/TechTudo A TV KD-55X705E faz processamento prévio da imagem antes de gerar o upscaling — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

A TV KD-55X705E faz processamento prévio da imagem antes de gerar o upscaling — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

O que o processamento 4K X-Reality Pro, exclusivo da Sony, promete fazer é retrabalhar essa imagem antes, ao invés de fazer um upscaling direto. O processador da KD-55X705E recalibra essa captação para tirar o máximo possível de ruído e, só depois, o upscaling é aplicado. Dessa forma, a Sony garante que a experiência de assistir um conteúdo Full HD em uma tela 4K será muito boa.

Como dito antes, todas as imagens disponíveis para apreciação no teste já estavam captadas em 4K e, por isso, não foi possível analisar de perto esse processo de upscaling vindo do Full HD. A Sony, porém, garante que o principal diferencial de suas Smart TVs, em relação à concorrência, é justamente o processamento.

Como funciona esse processador?

Dentro do 4K X-Reality Pro existe um banco de dados com diversos exemplos de imagens. Neste local, o processador procura uma imagem mais próxima possível da que está sendo projetada — um pôr do sol na praia, por exemplo — e trabalha a qualidade dessa imagem baseada nesse banco de dados. Para cada imagem projetada, uma nova pesquisa de comparação será feita no banco de dados e assim por diante. O processo é bastante rápido e o telespectador não percebe.

Controle do modelo traz botões de atalho para YouTube e Netflix — Foto: Viviane Werneck/TechTudo Controle do modelo traz botões de atalho para YouTube e Netflix — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

Controle do modelo traz botões de atalho para YouTube e Netflix — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

Sistema operacional

O modelo de 55 polegadas da série 7 trabalha com um sistema operacional próprio da Sony e não um Android TV, por exemplo. A fabricante justifica com o objetivo desse modelo: ser o primeiro televisor 4K do consumidor. Sendo assim, a KD-55X705E é focada em entregar o básico de acesso à internet e aos dois principais aplicativos de streaming: YouTube e Netflix que, inclusive, têm botões dedicados no próprio controle remoto da TV.

A Sony afirma que está sempre em busca de novas parcerias para disponibilizar cada vez mais variedade de conteúdo. Ainda segundo a marca, há uma média de uma atualização de conteúdo por mês, com um novo aplicativo para o usuário. Essas atualizações podem ser feitas de forma automática ou manual; depende do que foi selecionado quando a TV foi ativada pela primeira vez.

Design e conectores

A KD-55X705E está disponível em 55 polegadas e tem o peso de 17,7 Kg (sem a base) e de 18,6 Kg (com a base). Suas dimensões são: 1238 x 722 x 58 mm (sem a base) e 1238 x 775 x 252 mm (com a base).

A série de TVs de 2017 conseguiu reduzir pela metade a espessura da linha anterior, X7005D. O televisor é todo preto fosco, com recortes na lateral da borda. A base, inclusa na caixa, tem acabamento escovado e ainda traz um sistema de gerenciamento de cabos nos apoios anteriores.

Espessura da KD-55X705E é quase a mesma de um smartphone Xperia C5 Dual — Foto: Viviane Werneck/TechTudo Espessura da KD-55X705E é quase a mesma de um smartphone Xperia C5 Dual — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

Espessura da KD-55X705E é quase a mesma de um smartphone Xperia C5 Dual — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

Sobre conectores, o modelo traz três entradas HDMI (uma delas com suporte ARC, que agregam retorno de áudio caso você queira usar uma soundbar ou sistema de home theater) e duas entradas USB (uma delas no padrão 3.0). A saída de áudio fica localizada na parte inferior, atrás do aparelho.

A KD-55X705E já traz HDMI 4.0, o que garante suporte a HDR e compatibilidade com vários eletrônicos, como consoles de videogames. A Smart TV tem, ainda, tela de 60 Hz, que é o padrão do mercado, para entregar imagens em movimento com mais nitidez. Caso o consumidor queira instalar na parede, o aparelho trabalha com suporte Vesa, que é um padrão de furação.

Garantia e assistência técnica

As Smarts TVs da série X705E têm um ano de garantia pela Sony. Caso o consumidor precise de assistência técnica, a fabricante possui dois canais de atendimento por telefone:

4003-SONY (7669) (capitais e regiões metropolitanas, exceto Rio de Janeiro)
0800-8807669 (demais localidades brasileiras e estado do Rio de Janeiro)

É possível organizar os cabos nas travas da base — Foto: Viviane Werneck/TechTudo É possível organizar os cabos nas travas da base — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

É possível organizar os cabos nas travas da base — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

Vale a pena comprar?

Para um aparelho de entrada no "mundo do 4K HDR" a KD-55X705E, que chegou ao mercado brasileiro no final do primeiro semestre deste ano, oferece um bom custo-benefício. Por R$ 4.589,99 é possível levar um telão de 55 polegadas para casa sem se arrepender. Talvez algumas pessoas possam sentir falta de um Android TV, como sistema operacional, ou sistema de áudio mais poderoso (sem precisar de soundbars ou home theater), mas se o seu interesse é principalmente qualidade de imagem, talvez esta Smart TV possa ser uma boa opção de entrada.

*A jornalista viajou para São Paulo a convite da Sony.

MAIS DO TechTudo