Por Felipe Vinha, para o TechTudo


Forza Motorsport 7 é, sem dúvidas, um dos jogos mais falados dos últimos meses em relação ao Xbox One. Além da versão padrão, ele está para receber a atualização de gráficos na edição do Xbox One X, “mais poderoso” console da Microsoft, segundo a própria empresa. Foi para apresentar esta versão e falar com o público que Chris Bishop, diretor de marketing da produtora Turn10, esteve na Brasil Game Show 2017. Ele também conversou com o TechTudo e comentou do sucesso do título e outras novidades que virão. Confira:

Jogo acessível, sempre

Sabemos que jogos de carro e simulação são sempre feitos pensando, principalmente, nos amantes deste gênero. São pessoas que adoram todo tipo de veículos, apaixonados por detalhes, RPM, peças, velocidade. Por isso, eles precisam ter elementos detalhados o suficiente para atender esta demanda, mas, ao mesmo tempo, necessitam de facilidades e pontos acessíveis, para “fisgar” curiosos.

Chris Bishop é um dos nomes na produção de Forza 7 — Foto: Felipe Vinha/TechTudo Chris Bishop é um dos nomes na produção de Forza 7 — Foto: Felipe Vinha/TechTudo

Chris Bishop é um dos nomes na produção de Forza 7 — Foto: Felipe Vinha/TechTudo

“Esse tipo de acessibilidade pode causar estranheza para quem está acostumado, mas é extremamente necessário para quem está começando agora”, disse Chris Bishop. “Temos muita ajuda para esse tipo de público, como a dificuldade 'Super Fácil', assistências para não bater ou cair fora da pista, coisas do tipo”, adicionou. Todas estas funções, contudo, são opcionais. É possível ligar ou desligar a qualquer momento, sem impedimentos, no menu do game.

A versão mais bonita

Mas, como o jogo já saiu, a grande novidade é a sua versão atualizada, que será disponibilizada em 7 de novembro, juntamente com o lançamento do Xbox One X. Isto é: o game já está pronto para rodar no novo console e basta iniciá-lo neste modelo melhorado do aparelho da Microsoft para notar a diferença e aproveitar as novidades. Para Bishop, a diferença é tão gritante que a experiência passa a ser totalmente diferente.

Forza 7 — Foto: Divulgação/Microsoft Forza 7 — Foto: Divulgação/Microsoft

Forza 7 — Foto: Divulgação/Microsoft

“No Xbox One X a jogabilidade é a mesma, o controle padrão é igual, mas os gráficos são muito melhores. Há mais efeitos de partícula, todos os carros foram reproduzidos fielmente nos detalhes, em altíssima resolução, e todo o jogo está em '4K'”, referindo-se à resolução máxima que o novo console pode chegar para jogos. “Mas isso não vai mudar em nada o multiplayer, por exemplo, ele ainda poderá ser aproveitado entre todas as versões, sem impedimentos”, complementou.

Originalmente Windows

Uma curiosidade que muitos talvez não saibam é que Forza 7 tem o Windows 10 como plataforma líder de desenvolvimento. Mas o que é isso? “Plataforma líder” é quando os desenvolvedores iniciam e finalizam a produção de um game, e logo depois adaptam para outras, como o Xbox One X. Chris Bishop diz que isso não altera em nada para os fãs, já que o console da Microsoft também roda baseado no mesmo sistema operacional.

Visual de Forza 7 é um dos mais realistas já visto em um jogo — Foto: Divulgação/Microsoft Visual de Forza 7 é um dos mais realistas já visto em um jogo — Foto: Divulgação/Microsoft

Visual de Forza 7 é um dos mais realistas já visto em um jogo — Foto: Divulgação/Microsoft

“Fizemos no Windows pois todos os atuais aparelhos da Microsoft rodam usando esse mesmo sistema como base. Justamente por isso foi fácil de adaptar, no geral, mas complexo para modificar o código para rodar com gráficos melhores no Xbox One X, por exemplo”, explicou. “Há muitas variações entre todas as plataformas, Xbox One padrão, modelo S, modelo X e os próprios computadores”, completou.

“Já a versão PC vai depender de quão poderoso seu computador é. Ela pode rodar no mesmo patamar da edição do Xbox One X ou até melhor, mas vai de acordo com a personalização do equipamento, placas gráficas, entre outras coisas”, lembrou Bishop.

Forza 7 — Foto: Divulgação/Microsoft Forza 7 — Foto: Divulgação/Microsoft

Forza 7 — Foto: Divulgação/Microsoft

O produtor finaliza garantindo ainda que há muito conteúdo vindo para Forza 7 no futuro. “O lançamento foi só o primeiro passo, temos uma história bem longa pela frente. Novos carros, de mês a mês, melhorias com atualizações, eliminação de bugs, essas tipo de coisa. Tudo depende de como a comunidade vai responder ao jogo e como ela vai evoluir com ele”, finalizou.

Qual é o videogame que marcou a sua vida? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo