Downloads

Por Felipe Vinha, para o TechTudo


O Lenny Face — também conhecido no Brasil como "aquela carinha" — é um dos emoticons mais utilizados nas redes sociais, seja pelo público ou por marcas em suas páginas, e possui origem comum, ainda que seu uso seja inusitado. Utilizado para representar ironias, deboche ou até mensagens de cunho sexual, é representado por um rosto criado por meio de símbolos Unicode – ( ͡° ͜ʖ ͡°) –, padrão que permite aos computadores representar sistemas de escrita. Conheça a história.

O que é e de onde veio o Lenny Face?

O Lenny Face pode ser replicado a partir de comandos em um teclado de computador — ver o passo a passo ao final do texto. Porém, por utilizar caracteres bem específicos para formar um rosto irônico, os comandos não são simples de lembrar. É comum que pessoas utilizem a busca no Google por "geradores de lenny face" para copiar o desenho. Com o tempo, é possível decorar a sequência.

Lenny Face — Foto: Reprodução/Google

Desde o seu surgimento, o Lenny Face é usado em diversos tipos de conteúdo, como posts de redes sociais, em frames de vídeos do YouTube, publicações no Twitter, montagens com imagens, entre outros. Posts em fóruns e sites de videogames contribuíram bastante para acelerar o seu alcance pela Internet.

Também é comum ver o Lenny Face em discussões de fóruns, quando alguém pergunta algo óbvio ou que pode ser interpretado com um tom de “deboche”. Foi usado pela primeira vez no dia 18 de novembro de 2012, dentro de um site finlandês, mas sua utilização se popularizou no 4chan, no mesmo dia.

Não há registro de quem inventou a carinha, que também pode ser chamada de "Le Desu" ou "Le Face Face", conforme ainda é referenciado em alguns posts do 4chan. Após ser utilizado em páginas variadas, o usuário Dogcatcher1979 o publicou no Reddit, questionando se estaríamos diante de uma nova moda.

Variações do Lenny Face

Hoje, há inúmeras variações da carinha. Enquanto a estrutura básica se mantém – um rosto formado por parênteses e criado a partir de caracteres especiais – detalhes internos mudam, expressando outras emoções que vão além da face "maliciosa". Há, até mesmo, aqueles que usam óculos ou com orelhas.

Variações do Lenny Face e o original abaixo — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Como fazer o Lenny Face no computador

Saiba como criar "aquela carinha" com o teclado do seu PC, na tabela abaixo. A dica funciona apenas no Windows, dentro de editores de texto como Microsoft Word ou Wordpad.

Como criar o "Lenny Face"

Passo 1 Abra parênteses
Passo 2 Barra de espaço
Passo 3 Digite 0361 e depois Alt + X
Passo 4 Digite Alt Gr + E
Passo 5 Barra de espaço
Passo 6 Digite 035C e depois Alt + X
Passo 7 Digite 0296 e depois Alt + X
Passo 8 Barra de espaço
Passo 9 Digite 0361 e depois Alt + X
Passo 10 Digite Alt Gr + E
Passo 11 Feche o parênteses

Qual é o melhor teclado de emoji? Opine no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo