Android 8.1 vai reduzir tamanho de apps inativos, diz site

Programas em segundo plano serão considerados 'ativos' pelo sistema.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo

O Google estaria trabalhando em um recurso para reduzir o tamanho de apps inativos, a fim de poupar espaço de armazenamento no smartphone, a partir da atualização 8.1 do Android. A novidade foi encontrada por usuários do fórum XDA, voltado para entusiastas do sistema do Google, em uma versão de testes do sistema, que só é acessada por desenvolvedores.

Na prática, a futura versão do sistema para smartphone será capaz de detectar quais aplicativos não foram inicializados pelo usuário nem requisitados por outros apps. Com isso, não vão ocupar espaço na memória do sistema dedicada a arquivos temporários (chamada de cache).

Android 8.0 Oreo vai reduzir espaço de apps inativos (Foto: Divulgação/Google) Android 8.0 Oreo vai reduzir espaço de apps inativos (Foto: Divulgação/Google)

Android 8.0 Oreo vai reduzir espaço de apps inativos (Foto: Divulgação/Google)

Esse processo de redução acontecerá somente quando o espaço de armazenamento interno do smartphone estiver lotado. Desta forma, o usuário conseguirá usá-lo por mais algum tempo antes que seja necessário desinstalar alguns programas.

A designação de um software como “inativo” acontecerá de forma automática pelo sistema, sem qualquer interferência do usuário. Vale ressaltar que, de acordo com o texto do XDA, os programas que estão rodando em segundo plano no smartphone também são assinalados como “ativos”, mesmo que os donos de celulares não os tenham aberto manualmente.

O XDA lembra que as atualizações do Android costumam demorar a chegar aos consumidores, e este recurso precisa ser habilitado por cada uma das fabricantes.

O Android 8.1 (Oreo) também terá um recurso que sinaliza quais são os vilões da bateria do dispositivo. Além de marcar os apps que mais consomem energia, o sistema também informará ao usuário quais são os motivos.

O iOS 11 tem um recurso diferente, mas que visa a mesma otimização do espaço de armazenamento. O dono do iPhone ou iPad pode habilitar a novidade na central de “Ajustes”, para que o sistema apague automaticamente todo app que não estiver sendo usado. Confira no tutorial: como apagar automaticamente apps não usados no iPhone com iOS 11.

Com informações: XDA, GSMArena e Ubergizmo

MAIS DO TechTudo