Android fica mais esperto ao estimar a porcentagem de bateria do celular

Recurso utiliza inteligência artificial para prever quando telefone vai desligar.

Android fica mais esperto ao estimar a porcentagem de bateria do celular Android fica mais esperto ao estimar a porcentagem de bateria do celular
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Gabriel Ribeiro, para o TechTudo

O Google fez uma pequena mudança no Android que promete melhorar a estimativa de bateria do sistema. Disponível, por enquanto, apenas nos celulares Pixel 2 e Nexus 6P, o recurso utiliza inteligência artificial para entender como cada usuário usa o aparelho. A ideia é fornecer um cálculo mais preciso de quanto o dispositivo ainda pode permanecer ligado sem precisar de recarga.

No fórum para donos de smartphones Pixel, uma gerente de produtos do Google também explicou como é feita a estimativa de bateria no Android, e por que ela não é tão assertiva.

Android: quatro dicas para aumentar a duração da bateria

Android: quatro dicas para aumentar a duração da bateria

De acordo com a funcionária, o cálculo é feito de uma forma bem simples. Se na primeira hora de uso o aparelho consumiu 10%, o sistema entende que durante todo o dia esse consumo será constante. Ou seja, em 10 horas a bateria vai acabar.

Entendendo que o uso pode variar durante o dia, o Google incluiu na função o aprendizado de máquina. Com isso, o monitoramento se ajusta conforme a rotina do usuário. Na prática é como se o Android pegasse as informações do dia anterior para prever o futuro.

Se o aparelho é mais utilizado durante a ida e volta do trabalho, mas no restante do dia ele não tem tanto uso, o Android vai entender e fazer o cálculo em cima desses dados. Para isso ele pega a hora que os aplicativos que mais consomem ficam abertos – como por exemplo, se o app da Netflix é acessado pela manhã, ou o YouTube à noite.

Gráfico mostra estimativa de bateria conforme o uso ao longo do dia (Foto: Divulgação/Google) (Foto: Google) Gráfico mostra estimativa de bateria conforme o uso ao longo do dia (Foto: Divulgação/Google) (Foto: Google)

Gráfico mostra estimativa de bateria conforme o uso ao longo do dia (Foto: Divulgação/Google) (Foto: Google)

O resultado não é 100% preciso, já que o uso sempre varia de um dia para o outro, mas dá uma noção melhor de até quando o dispositivo vai aguentar longe da tomada. O gráfico nas configurações de bateria mostra a previsão baseada nessas informações.

Por enquanto, ainda não se sabe quando o novo monitoramento de bateria vai chegar a todos os celulares com Android.

Com informações: Google, Android Authorith e Andro4All

Qual é o melhor celular barato para comprar em 2017? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo