Produtividade

Por Carolina Ribeiro, para o TechTudo


O aplicativo Sine Fácil, que ajuda a buscar e se candidatar a vagas de emprego, agora também está disponível para usuários de iPhone e iPad (iOS). Anteriormente, o app somente poderia ser baixado em celulares com Android.

Desenvolvido pelo Ministério do Trabalho em parceria com a Dataprev, o software gratuito também tem novas ferramentas para tornar ainda mais simples e rápida a busca por emprego em qualquer lugar do Brasil, sem a necessidade de se deslocar até uma unidade da rede Sine.

App Sine Fácil agora está disponível para iPhone (iOS) — Foto: Ana Marques/TechTudo App Sine Fácil agora está disponível para iPhone (iOS) — Foto: Ana Marques/TechTudo

App Sine Fácil agora está disponível para iPhone (iOS) — Foto: Ana Marques/TechTudo

Além de pesquisar por vagas do seu interesse, o usuário pode acompanhar o seguro desemprego, acessar informações sobre o abono salarial e consultar contratos de trabalho cadastrados. O app oficial do Sistema Nacional de Emprego também oferece a opção de salvar todas as entrevistas agendadas, o que pode ser útil para não se esquecer de comparecer aos compromissos nas datas e horários combinados.

Após baixar o Sine Fácil no celular, é preciso fazer o cadastro, que pode ser realizado de duas formas: site (meu.inss.gov.br/gateway/login.jsp) , também chamado de "cidadão.br", ou QR Code, um código de acesso.

App Sine Fácil permite consultar vagas de emprego, entrevistas agendadas e consultar seguro-desemprego — Foto: Divulgação/App Sine Fácil App Sine Fácil permite consultar vagas de emprego, entrevistas agendadas e consultar seguro-desemprego — Foto: Divulgação/App Sine Fácil

App Sine Fácil permite consultar vagas de emprego, entrevistas agendadas e consultar seguro-desemprego — Foto: Divulgação/App Sine Fácil

Na primeira opção, o usuário precisará preencher algumas informações pessoais – nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe e estado de nascimento – para realizar o registro e, posteriormente, acessar o app.

Feito isso, a pessoa precisará responder a cinco perguntas sobre seu histórico de emprego e acertar pelo menos quatro. Em caso de erro, será necessário ligar para 135, canal de atendimento do INSS, ou tentar novamente após 24h. Caso tudo esteja correto, o usuário receberá uma senha que deverá ser trocada no primeiro acesso. Uma dica é estar com a Carteira de Trabalho para fazer todo esse procedimento.

Já na segunda alternativa, o QR Code pode ser encontrado na página Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br) ou em outros meios, como as unidades de atendimento do Sine, o termo de homologação da rescisão de contrato ou o pedido do seguro desemprego. Em seguida, informe seus dados pessoais para finalizar o cadastro e acessar o app.

O app Sine Fácil na versão Android foi lançado no dia 23 de maio de 2017 e, até o momento, já foi baixado por mais de 680 mil pessoas. Segundo o Ministério do Trabalho, cerca de 330 mil usuários pesquisaram por vagas mais de 20 milhões de vezes. Além disso, 180 mil pessoas foram entrevistadas e 3,5 mil foram contratadas com ajuda da ferramenta.

Como se apresentar no LinkedIn? Descubra no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo