Por Paulo Alves, para o TechTudo


Uma nova patente da Apple mostra um sensor de movimentos feito para possivelmente integrar o MacBook. O documento descreve uma tecnologia de reconhecimento 3D capaz de ler gestos do usuário no ar para executar ações a uma certa distância do computador. O recurso é similar ao Kinect do Xbox, e foi desenvolvido pelos mesmos criadores.

A novidade permitiria, entre outras funções, desbloquear o Mac com apenas um aceno de mão. Além disso, seria possível interagir com aplicativos sem tocar no mouse – como, por exemplo, rolar páginas da Internet ao movimentar os dedos em frente à webcam.

Apple pode levar sensor de movimento para Macbook no futuro — Foto: Lucas Mendes/TechTudo Apple pode levar sensor de movimento para Macbook no futuro — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

Apple pode levar sensor de movimento para Macbook no futuro — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

A patente descreve três gestos que poderiam desbloquear o MacBook sem precisar digitar ou usar o mouse. “Exemplos de gestos de desbloqueio incluem um gesto para cima (por exemplo, elevando a mão a uma distância especificada), uma sequência de dois acenos seguidos, ou um a dois gestos de empurrar”.

O recurso foi desenvolvido com tecnologia da PrimeSense, empresa que criou os sensores de movimento do Kinect e foi adquirida pela Apple em 2013. Uma técnica similar já foi adaptada e utilizada no Face ID do iPhone X. A câmera TrueDepth do smartphone mais caro da Apple usa projetor de luz e leitor infravermelho para capturar as nuances do rosto do usuário e desbloquear o celular.

A nova patente, porém, se restringe ao sensor de movimentos, deixando de lado a função de leitura facial. Se a tecnologia for de fato aplicada em um computador da Apple, é possível que a empresa alie as duas tecnologias para oferecer Face ID e reconhecimento de gestos em uma versão avançada do MacBook.

Patente da Apple mostra sensor de movimentos para Mac — Foto: Reprodução/USPTO Patente da Apple mostra sensor de movimentos para Mac — Foto: Reprodução/USPTO

Patente da Apple mostra sensor de movimentos para Mac — Foto: Reprodução/USPTO

Esta não é a primeira patente da Apple envolvendo reconhecimento 3D. Registros anteriores descreveram controles de gesto para iPhone, iPad e no Magic Keyboard. As invenções envolveram diferentes recursos acessados à distância, incluindo botões virtuais no ar. Vale lembrar que, como qualquer outra patente, ela não significa que a tecnologia descrita no documento será aplicada a um produto da fabricante.

O que é melhor: notebook, ultrabook, MacBook? Comente no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo