Atualização do Xperia: Sony detalha processo de update do Android

Infográfico explica as etapas da implementação do sistema desde a saída do Google até a chegada aos smartphones da fabricante.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Gabriel Ribeiro, para o TechTudo

A Sony foi a primeira fabricante a trazer um celular com o mais recente Android 8 Oreo para o Brasil, o Xperia XZ1. Apesar disso, o processo de atualização do sistema não é simples – ao todo, são duas fases e um total de 11 passos para que as novas versões da plataforma cheguem aos smartphones.

Para explicar os detalhes de cada etapa, a fabricante japonesa fez um infográfico que mostra o que acontece desde o lançamento do sistema pelo Google até a chegada da atualização aos smartphones dos usuários. O percurso começa em testes preliminares, passa pela implantação da interface personalizada da fabricante e chega até a parte de testes para encontrar bugs.

Xperia XZ1 foi o primeiro celular com Android 8 a chegar ao Brasil (Foto: Thássius Veloso/TechTudo) Xperia XZ1 foi o primeiro celular com Android 8 a chegar ao Brasil (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Xperia XZ1 foi o primeiro celular com Android 8 a chegar ao Brasil (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Se pensarmos na quantidade de dispositivos que uma empresa tem, dá para ter noção do porquê de sempre haver demora entre anúncio oficial do sistema o update com a nova versão para um smartphone. Para quem não tem um aparelho Pixel ou Nexus – aqueles com a mar–, essa espera é uma das principais reclamações.

Primeira fase

A jornada começa pouco antes do lançamento oficial da nova versão pelo Google. As empresas recebem um PDK (Kit de Desenvolvimento de Plataforma, na sigla em inglês). Este código contém a versão mais básica do novo Android, crua e sem nenhuma modificação.

Após o anúncio do Google, o novo sistema passa a ser integrado aos processadores usados nos aparelhos. Esse processo é chamado de HAL (Hardware Abstraction Layer). Como cada dispositivo pode usar um conjunto de hardware diferente, esta etapa consome bastante tempo.

Primeira fase tem momento de “Sonyficação“ do produto (Foto: Divulgação / Sony) Primeira fase tem momento de “Sonyficação“ do produto (Foto: Divulgação / Sony)

Primeira fase tem momento de “Sonyficação“ do produto (Foto: Divulgação / Sony)

O próximo passo é habilitar as funções básicas de conectividade (verificar se o aparelho está fazendo ligações e recebendo mensagens). Em seguida, começa a implantação de recursos extras das fabricantes, como a interface modificada e, no caso da Sony, funções como o Xperia Assist e a economia de energia do modo Stamina. Nesta parte também são adicionados alguns apps do sistema, como email, agenda de contatos e o software de câmera.

As duas próximas etapas são de testes. Na primeira, pessoas ajudam a identificar erros e problemas de usabilidade. Na segunda, um laboratório executa exames mais avançados para verificar como a bateria se comporta com o novo sistema, entre outros testes.

Segunda fase

Na segunda fase, são solicitadas as certificações, como a compatibilidade com o Bluetooth e Wi-Fi. A fabricante faz as modificações exigidas por algumas operadoras, como a inserção de aplicativos ou alterações no visual. Só após percorrer todo este processo, o sistema é disponibilizado para os usuários.

No entanto, o trabalho não acaba aí. Após o lançamento, a empresa fica em alerta em fóruns e nas redes sociais procurando reclamações sobre bugs.

Segunda fase da produção tem certificações e aprovações (Foto: Divulgação / Sony) Segunda fase da produção tem certificações e aprovações (Foto: Divulgação / Sony)

Segunda fase da produção tem certificações e aprovações (Foto: Divulgação / Sony)

Sony vem melhorando

A Sony tem sido elogiada pelo tempo de lançamento de updates de sistema, muito por conta da política de lançar uma versão mais pura do Android para alguns aparelhos. Em outubro, a empresa disponibilizou o Android AOSP (Android Open Source Project) baseado no Android 8 para uma série de dispositivos, entre eles o Xperia XZ Premium e o Xperia X Compact. Esta versão do Android não traz a interface modificada Xperia UI.

A lista a seguir traz os aparelhos já confirmados pela Sony para receber a versão completa do Android 8 Oreo.

Uma lista não oficial divulgada em agosto por uma página japonesa inclui ainda o Xperia L1, celular intermediário lançado em março deste ano.

Android Oreo chega para quais celulares? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo