Chip Exynos 9810, da Samsung, é apresentado com suporte à internet 5G

Engenheiros coreanos prometem velocidade de até 1,2 Gb/s.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Thiago Rocha, para o TechTudo

A Samsung revelou nesta semana o processador para celular Exynos 9810, voltado para desempenho premium. Ao que tudo indica, o chip será o cérebro dos futuros lançamentos da marca, o Galaxy S9 e o Galaxy S9 Plus, esperados para março do ano que vem. Entre os destaques, o chip traz o primeiro modem Gigabit LTE do mercado, compatível com internet 5G.

O componente rivaliza com o Snapdragon 845, da Qualcomm, previsto para chegar ao mercado no começo de 2018.

Exynos 9810 suporta internet móvel 5G (Foto: Divulgação/Samsung) Exynos 9810 suporta internet móvel 5G (Foto: Divulgação/Samsung)

Exynos 9810 suporta internet móvel 5G (Foto: Divulgação/Samsung)

Essa tecnologia permite transmitir dados com velocidades de até 1,2 Gb/s e combinar várias faixas de frequência na mesma estação, melhorando a estabilidade e velocidade da conexão. Em geral, o processador já pode receber a quinta geração da internet móvel (5G). Vale lembrar que a Qualcomm também já anunciou testes com a nova rede, que promete ser até 500% mais rápida que o 4G.

Um impasse a respeito do novo Exynos 9810 é sua construção em um processo de 10 nanômetros, sendo que a tendência do mercado são os chips menores de 8 nanômetros. Para efeitos de comparação, o seu concorrente trará uma peça mais eficiente e construída no processo de 7 nm. Esse detalhe pode ser decisivo, já que o espaço ocupado pelos componentes é muito importante para a construção de celulares mais finos e igualmente ou mais poderosos.

Até o momento, a Samsung não divulgou as demais especificações do Exynos 9810 e não confirmou se ele será o processador dos próximos smartphones da linha Galaxy S.

Qual o smartphone com melhor processador? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo