Celulares

Por Caroline Parreiras, para o TechTudo


A Oppo, marca chinesa de celulares, conquistou uma importante posição no ranking de smartphones mais vendidos no mundo no terceiro trimestre de 2017. O modelo Oppo A57 conseguiu o quarto lugar em uma pesquisa realizada pela consultoria Canalys, ficando atrás do iPhone 7, do iPhone 6S e do Galaxy J2 Prime. Entre os cinco primeiro colocados, outro aparelho da fabricante também marcou presença, o Oppo R11.

Ainda pouco conhecida e sem representação comercial no Brasil, a Oppo faz bastante sucesso na Ásia. A popularidade por lá fez com que o modelo A57 fosse comprado por quase 8 milhões de pessoas de julho a setembro deste ano. O telefone tem ficha técnica intermediária e o destaque vai para as selfies, graças à câmera frontal de 16 MP.

Oppo A57 foi o celular chinês mais vendido no mundo no terceiro trimestre — Foto: Divulgação/Oppo

Visual similar ao do iPhone

O Oppo A57 é visualmente muito parecido com o iPhone 7, incluindo as bordas arredondadas. Na frente, o botão Home difere por não ser completamente redondo. O celular chinês traz ainda sensores capacitivos para voltar e visualizar aplicativos abertos, além de ter leitor de impressão digital.

Atrás, o Oppo A57 tem acabamento metálico. O corpo é feito em peça única (unibody) e é vendido na China nas cores preto, rosa e dourado.

Tela HD

A tela do Oppo A57 é maior que a do iPhone 7, mas não chega a ter o mesmo tamanho do iPhone 7 Plus. São 5,2 polegadas em um display com tecnologia IPS, que promete cores vivas e bom nível de contraste. Porém, a resolução é apenas HD (1280 x 720 pixels), distante do visto em modelos mais sofisticados. Ela entrega uma densidade de pixels de aproximadamente 282 ppi – o que pode deixar a desejar em termos de nitidez.

Segundo a fabricante, o smartphone é capaz de exibir 16 milhões de cores. A proteção da tela contra arranhões e outros danos fica por conta do Gorilla Glass 4.

Tela do celular Oppo A57 tem 5,2 polegadas e resolução HD — Foto: Divulgação/Oppo

Câmera com modo retrato

O Oppo A57 promete selfies claras mesmo em ambientes com iluminação baixa. O sensor frontal é de 16 megapixels com abertura f/2.0. O celular também traz algumas funções interessantes como efeito Bokeh – algo semelhante ao modo retrato do iPhone – e comando por gestos.

Os interessados pelas especificações têm algumas alternativas no mercado nacional, como é o caso do Asus Zenfone 4 Selfie, do Zenfone 4 Selfie Pro, Quantum Sky e do Sony Xperia XA1 Ultra, só para citar alguns exemplos de celulares que também apostam na câmera frontal.

Já o sensor traseiro do Oppo A57 é de 13 MP com abertura f/2.2. A câmera conta com o auxílio de um flash físico e ainda tem autofoco por detecção de fase (PDAF), para imagens mais claras e nítidas.

Bateria de 23 horas

A bateria do Oppo A57 é de 2.900 mAh e, segundo a fabricante, pode durar até 11 horas de reprodução de vídeos ou 23 horas de ligação. A capacidade fica na média do que é oferecido por outros smartphones bons de selfie, como é caso do Zenfone 4 Selfie Pro (3.000 mAh) e do Xperia XA1 Ultra (2.700 mAh).

Android antigo

O smartphone chinês mais vendido do mundo roda com o sistema operacional ColorOS 3.0, que é baseado no Android 6.0 (Marshmallow), já desatualizado. A interface lembra o iOS, da Apple, com ícones e disposições que se assemelham.

Sistema operacional do Oppo A57, ColorOS 3.0 se parece com iOS, da Apple — Foto: Divulgação/Oppo

De acordo com a Oppo, o ColorOS é rápido, leve, seguro, além de aumentar a duração da bateria e ter carregamento mais veloz. Quando a tela está apagada, o sistema monitora o consumo da energia e fecha aplicativos que estiverem drenando carga demais. Outra medida para economizar bateria é a pausa nos apps que estiverem em segundo plano durante o uso.

32 GB para guardar arquivos

Oppo A57 tem processador octa-core, o Qualcomm Snapdragon 435 (MSM8940), que trabalha em conjunto com uma memória RAM de 3 GB – o que, em teoria, deve proporcionar um uso sem engasgos de aplicativos populares, como WhatsApp, Facebook e Instagram. Para ajudar em jogos e na reprodução de vídeos, o celular traz a unidade de processamento gráfico (GPU) Adreno 505.

O armazenamento é de 32 GB, com suporte a cartão de memória de até 256 GB. O Oppo A57 ainda é dual chip e tem Bluetooth 4.1.

Preço chinês

Na China, o Oppo A57 é vendido por 1.399 yuans, a moeda local. Em conversão direta para a moeda brasileira e sem considerar impostos, o valor equivale a cerca de R$ 690. Por esse preço, é possível comprar no Brasil celulares como Lenovo Vibe K6, Sony Xperia XA e Quantum MUV UP, que têm especificações parecidas, mas não oferecem câmera frontal no mesmo nível do A57.

Mais do TechTudo