Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


A exposição A Era dos Games será realizada no Rio de Janeiro entre 1º de dezembro e 25 de fevereiro de 2018. Ela conta com mais de 150 jogos para visitantes interagirem e muito conteúdo sobre a história dos videogames, desde antes do Atari até o PlayStation 4. A exposição, realizada pelo Barbican Centre de Londres e apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Brasilprev, será realizada no Shopping Villagemall na Barra da Tijuca. O preço de entrada será de R$ 20 e o horário de funcionamento será de terça à sábado das 14h às 22h e domingos e feriados até as 21h.

A chegada da exposição ao Rio de Janeiro vem após uma temporada de sucesso em São Paulo, o mais recente destino em uma longa lista de 33 cidades através de 25 países em um total de mais de 4 milhões de visitantes. O objetivo da exposição é demonstrar o papel cultural e educativo dos jogos através de 60 anos de história dessa mídia relativamente jovem, desde alguns de seus primeiros títulos, como o clássico Pong, até os mais modernos. Há também conteúdos sobre às relações dos jogos com outras mídias como TV e cinema.

Exposição A Era dos Games trará mais de 150 jogos interativos e muito conteúdo histórico para o Rio de Janeiro — Foto: Divulgação/Midiorama Exposição A Era dos Games trará mais de 150 jogos interativos e muito conteúdo histórico para o Rio de Janeiro — Foto: Divulgação/Midiorama

Exposição A Era dos Games trará mais de 150 jogos interativos e muito conteúdo histórico para o Rio de Janeiro — Foto: Divulgação/Midiorama

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Entre os games presentes na exposição há clássicos como Spacewar, Pac-Man, Donkey Kong, Track & Field, Tetris, máquinas de pinball e alguns mais recentes como Daytona USA e Super Smash Bros Melee. Haverá também espaços dedicados aos grandes nomes por trás dos jogos, como o criador de Mario, Shigeru Miyamoto, e o criador de Sonic, Yuji Naka.

Uma área separada contemplará tecnologias que podem ser o futuro dos games, como o visor de realidade virtual PSVR e o dispositivo Virtual Sphere, o qual permite que o usuário tenha imersão total ao entrar em uma esfera gigante que gira conforme o jogador se move e transpõe esse movimento para o jogo.

Você ainda joga game retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo