Facebook testa coleções privadas para organizar seus posts salvos

Função é similar às coleções do Instagram que foi lançada em abril pela rede social.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O Facebook começou a testar uma função para organizar posts salvos em coleções para ver depois. A novidade traz mais flexibilidade para criar seu próprio estilo de categorização, por tema, indo além das abas atuais que separam conteúdos por tipo (links, vídeos, produtos e fotos). Por enquanto, as pastas temáticas para itens salvos aparecem para poucas pessoas. A novidade ainda não está disponível para todos os usuários do aplicativo do Facebook em celulares ou da versão web.

A função é similar às coleções do Pinterest e do Instagram, em função que chegou ao app da rede social no Android e iPhone (iOS) em abril de 2017. Os posts salvos são de acesso privado, não ficam expostos no perfil para acesso público.

Saiba como salvar links de notícias, músicas e vídeos para ler depois no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook) Saiba como salvar links de notícias, músicas e vídeos para ler depois no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

Saiba como salvar links de notícias, músicas e vídeos para ler depois no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

No Facebook — em PC ou celular — ao abrir o menu (botão de três pontos) de um post e selecionar “Salvar”, o usuário vê um alerta na parte inferior da tela, avisando que o conteúdo foi guardado e que pode ser categorizado. É possível também criar novas coleções já na página “Salvos”, onde ficam todos os itens marcados para ler depois. O recurso permite criar grupos de posts sobre viagens, culinária, notícias e outros temas que podem ajudar na sua busca de leituras no futuro.

Facebook testa coleções para posts salvos no feed (Foto: Reprodução/The Next Web) Facebook testa coleções para posts salvos no feed (Foto: Reprodução/The Next Web)

Facebook testa coleções para posts salvos no feed (Foto: Reprodução/The Next Web)

Álbuns temáticos

O Facebook testa as coleções logo depois de anunciar mudanças importantes para o álbum de fotos. As alterações incluem álbuns de posts temáticos, com a possibilidade de reunir, por exemplo, fotos de uma viagem, uma localização, vídeos e relatos escritos sobre a experiência; possibilidade de seguir e colaborar em álbuns, além de deixar um álbum em destaque no seu perfil. As novidades já estão disponíveis para usuários de celulares com Android, iPhone (iOS) e também no desktop.

Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo