Por Paulo Alves, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

A Samsung apresentou, na última quinta-feira (24), as primeiras novidades da interface que deverá integrar o futuro Galaxy S9, provável nome do próximo smartphone premium da marca. Chamado de Galaxy AI UX, o software feito para rodar ao lado do Android, trará funções especiais com uso de inteligência artificial (AI). O foco será na assistente pessoal Bixby, que estreou nos Galaxy S8 e S8 Plus e deverá ganhar mais importância no próximo smartphone premium da fabricante.

O anúncio foi realizado durante o evento Bixby Voice, na China. Na ocasião, a empresa detalhou alguns planos relacionados ao uso de IA em seus produtos para 2018.

Bixby deverá ter mais destaque na interface Galaxy AI UX do Galaxy S9 — Foto: Paulo Alves/TechTudo Bixby deverá ter mais destaque na interface Galaxy AI UX do Galaxy S9 — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Bixby deverá ter mais destaque na interface Galaxy AI UX do Galaxy S9 — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Os rumores sobre as possíveis mudanças no Galaxy S9 já circulavam desde um investimento da Samsung na empresa chinesa DeePhi Tech, especializada em inteligência artificial. Agora, com a mudança oficial de nome do sistema para Galaxy AI UX, a especulação foi confirmada.

A menção à inteligência artificial na nomenclatura abre espaço para novas formas de automatizar tarefas sem a necessidade de interação direta com o celular. A Bixby do Galaxy S8 já faz algo parecido, mas ainda com limitações. Os idiomas entendidos pelo recurso, por enquanto, se restringem a inglês e coreano.

Tudo indica que o smartphone virá não só com um software mais inteligente, mas também com hardware aprimorado para acompanhar o avanço. A expectativa está em torno de uma rede neural capaz de rodar dentro do próprio aparelho, sem enviar dados para a nuvem. Com ajuda de um novo chip dedicado à tarefa, a inteligência artificial do S9 poderia poupar tempo e internet móvel para processar informações. Ao mesmo tempo, garantiria a privacidade do usuário.

Reconhecimento facial

Ainda não se sabe ao certo quais funções a inteligência artificial poderá oferecer. Por ora, uma das aplicações mais prováveis é em um novo sistema de reconhecimento facial. A novidade seria dedicada ao desbloqueio do telefone, similar ao rival iPhone X. O Galaxy S8 já conta com algo parecido, mas com tecnologia inferior ao modelo da Apple – a própria Samsung desaconselha o rastreio de face para pessoas que querem manter o smartphone o mais protegido possível. Com uso de redes neurais, o Galaxy S9 poderia aumentar a eficácia e segurança do recurso.

Galaxy S9

O próximo integrante da linha Galaxy S tem as maiores chances de estrear a interface Galaxy AI UX. Os rumores mais recentes sobre o aparelho mencionam poucas mudanças de design em relação ao antecessor. A tela com bordas mínimas e formato 18,5:9 permaneceria a mesma.

Galaxy S9 repetiria tela em formato 18:9 do Galaxy S8 (foto) — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Galaxy S9 repetiria tela em formato 18:9 do Galaxy S8 (foto) — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Galaxy S9 repetiria tela em formato 18:9 do Galaxy S8 (foto) — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

As principais novidades no hardware ficariam por conta da presença de câmera dupla, até então exclusiva do Galaxy Note 8, e de um novo posicionamento para o leitor de impressões digitais na traseira. Além disso, o celular deverá trazer o novo processador Exynos 9810, que já oferece suporte à internet 5G.

Comenta-se que a Samsung poderá antecipar o lançamento do Galaxy S9 em relação ao cronograma habitual. Se isso ocorrer, o anúncio pode vir já em janeiro de 2018, em evento concomitante à CES 2018, feira de eletrônicos que acontece no mesmo mês. Por ora a empresa não fez qualquer anúncio oficial.

Confira a análise completa do Galaxy S8, lançamento da Samsung em 2017

Confira a análise completa do Galaxy S8, lançamento da Samsung em 2017

MAIS DO TechTudo