Google Datally gerencia internet 4G no Android para economizar dados

Com foco em clientes de internet pré-paga, aplicativo informa consumo diário, semanal e mensal.

Google Datally gerencia internet 4G no Android para economizar dados Google Datally gerencia internet 4G no Android para economizar dados
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Thássius Veloso, da redação

O Google anuncia nesta quinta-feira (30) um aplicativo grátis voltado para quem tem celular Android e sofre com a franquia de dados que não dura o mês inteiro. O app Datally funciona como gerenciador de conexões sem fio, para determinar quais recursos do smartphone podem utilizar a internet 4G ou 3G.

A redução no consumo de dados pode chegar a 30%, de acordo com o gigante da internet. O resultado final depende da maneira como o configurou o aplicativo. É necessário ter um telefone com Android 5 ou versão mais recente do sistema.

Datally faz o gerenciamento de dados utilizados na internet 4G (Foto: Divulgação / Google) Datally faz o gerenciamento de dados utilizados na internet 4G (Foto: Divulgação / Google)

Datally faz o gerenciamento de dados utilizados na internet 4G (Foto: Divulgação / Google)

Segundo as primeiras informações, cada pessoa pode definir quais são os aplicativos mais importantes do smartphone. Desta forma, também decide quais recursos podem acessar a rede 4G/3G, ainda que em segundo plano, considerado um dos vilões do consumo de dados. Esta forma de acesso é o que permite a um software estar sempre com as informações mais recentes, mesmo que o programa não esteja aberto.

O controle de dados do Datally tem um indicador em formato de bolha. O Google explicou que a tecnologia funciona em tempo real, com direito à opção de escolher “quanto de dados vai para cada aplicativo, como se fosse um velocímetro”.

Uma novidade em relação a outros apps de controle de 4G diz respeito aos alertas personalizados. O usuário tem a possibilidade de definir, por exemplo, se quer receber avisos sobre limite de consumo de dados diariamente, semanalmente ou mensalmente. A ferramenta tem todos os predicados para fazer sucesso entre os clientes de planos pré-pagos, a modalidade de telefonia móvel mais popular do Brasil.

Datally (Foto: Divulgação / Google) Datally (Foto: Divulgação / Google)

Datally (Foto: Divulgação / Google)

Mais espaço no celular

Responsável pelo sistema Android, o Google tem demonstrado preocupação com os usuários de smartphone que têm limitações no armazenamento do telefone. Por isso, recentemente a companhia revelou o aplicativo Files Go. Sua principal função é o gerenciamento de documentos salvos no celular, com direito a uma função para apagar arquivos inúteis.

Outra iniciativa da empresa, o Google Fotos realiza backup na nuvem com todas as imagens salvas no smartphone. Uma das possibilidades do app inclui armazenamento ilimitado e de graça, desde que o usuário concorde em reduzir o tamanho dos arquivos. O processo de compressão praticamente não altera a qualidade de fotos, e por isso é indicado para internautas tradicionais. Já profissionais de imagem, como fotógrafos, podem perceber diferenças entre o registro original e o salvo na nuvem.

Quais são os melhores aplicativos para Android? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais Android: quatro dicas para aumentar a duração da bateria do celular

Mais Android: quatro dicas para aumentar a duração da bateria do celular

MAIS DO TechTudo