Gerenciadores

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Files Go é o novo aplicativo grátis do Google para gerenciar arquivos (documentos, fotos, vídeos etc) em celulares que rodam Android. Desta vez o programa é exclusivo do Android Go, versão mais leve do sistema operacional voltada para smartphones básicos, com até 1 GB de memória RAM.

Em fase de testes, o software ainda não está disponível para baixar na Google Play Store e só pode ser obtido de maneira não-oficial, em formato APK. Apesar da disponibilidade limitada, o aplicativo já conta com tradução para o português.

Vídeo traz cinco dicas para ganhar mais espaço no celular Android

Vídeo traz cinco dicas para ganhar mais espaço no celular Android

Ao contrário do explorador nativo presente desde o Android 6, o Files Go gerencia arquivos enquanto otimiza a memória do aparelho. Na seção “Armazenamento”, o aplicativo se comporta como um assistente pessoal, sugerindo ações para liberar espaço interno.

App Files Go sugere limpeza de arquivos no Android — Foto: Reprodução/Paulo Alves

As recomendações são separadas em cards no estilo do Google Now. Entre as opções estão a limpeza de cache e remoção de arquivos grandes, de mídia do WhatsApp e de arquivos descartáveis baixados da internet. Há também atalho para identificar e apagar fotos duplicadas, além de excluir lixo eletrônico com um toque.

No segundo menu, chamado “Arquivos”, o app mostra itens armazenados no celular categorizados entre downloads, documentos, imagens, vídeos e áudios. Ao abrir cada item, o Files Go mostra um visual parecido com apps gerenciadores de arquivos como o Amaze File Manager.

Gerenciador Files Go categoriza arquivos e permite transferência offline — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Outro destaque do Files Go é a função “Enviar” e “Receber”, que permite transferir arquivos sem ajuda de internet. O recurso usa o Bluetooth para facilitar o compartilhamento de arquivos offline entre celulares próximos, guardando o conteúdo no menu “Arquivos recebidos”.

Mais do TechTudo