Intel e AMD anunciam parceria em processadores para enfrentar Nvidia

Em breve, processadores da Intel para notebook vão contar com GPUs Radeon da AMD.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Filipe Garrett, para o TechTudo

Os próximos processadores da Intel devem contar com GPUs da AMD. A novidade, que era tratada como rumor nos últimos meses, foi confirmada nesta segunda-feira (6). Com isso, a fabricante de chipsets terá processadores para notebooks capazes de rodar games em alta performance – competindo, assim, com a Nvidia e com a própria AMD. A princípio, as novas CPUs fazem parte da linha "H" , mas os modelos específicos ainda não foram revelados pela Intel.

Os produtos e as especificações técnicas das GPUs Radeon que serão usadas pela Intel ainda são desconhecidos. Apesar disso, executivos das duas marcas, em entrevista ao site PC World, falaram em alto desempenho gráfico e baixo consumo, mesmo em notebooks ultrafinos.

Associado à GPU Radeon de alto desempenho, processador da Intel poderá levar jogos e realidade virtual para notebooks ultrafinos (Foto: Divulgação/Intel) Associado à GPU Radeon de alto desempenho, processador da Intel poderá levar jogos e realidade virtual para notebooks ultrafinos (Foto: Divulgação/Intel)

Associado à GPU Radeon de alto desempenho, processador da Intel poderá levar jogos e realidade virtual para notebooks ultrafinos (Foto: Divulgação/Intel)

Alguns detalhes sobre os novos processadores foram revelados para fortalecer a promessa de alto desempenho. Além dos núcleos típicos da Intel e da GPU Radeon, os modelos terão memória RAM inclusa dedicada ao chip gráfico no padrão HBM2 de alta velocidade – atualmente, isso é praticamente exclusivo das placas de vídeo Radeon RX Vega da AMD, top de linha da marca.

À esquerda, o espaço ocupado por GPU, memória RAM e o processador. À direita, o novo chip de oitava geração da Intel, capaz de integrar todos esses componentes (Foto: Divulgação/Intel) À esquerda, o espaço ocupado por GPU, memória RAM e o processador. À direita, o novo chip de oitava geração da Intel, capaz de integrar todos esses componentes (Foto: Divulgação/Intel)

À esquerda, o espaço ocupado por GPU, memória RAM e o processador. À direita, o novo chip de oitava geração da Intel, capaz de integrar todos esses componentes (Foto: Divulgação/Intel)

Ao longo dos anos, a Intel aprimorou suas HD e UHD Graphics em busca de desempenho gráfico e baixo consumo de energia. Entretanto, as GPUs integradas da marca ainda ficam longe da capacidade de desempenho garantida por placas de vídeo dedicadas de Nvidia e AMD. Do ponto de vista da AMD, a parceria também é positiva porque fortalece ainda mais as Radeon: os processadores gráficos da marca estão presentes em todos os Xbox One e PlayStation 4.

Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo