Celular

Por Ana Marques, da redação

A associação brasileira de defesa do consumidor Proteste notificou a Motorola, nesta quarta-feira (22), sobre um problema na câmera frontal do Moto X4. De acordo com a organização, os testes foram feitos após reclamações de usuários nas redes sociais, que identificaram um problema com o foco na hora de fazer selfies.

Para a Proteste, o caso se enquadra no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece o prazo máximo de 30 dias para que a empresa corrija o vício no Moto X4. Caso isso não ocorra, os consumidores poderiam pedir o reembolso, a substituição do celular ou o abatimento proporcional dos valores pagos. Em resposta ao TechTudo, a Motorola afirma que já tomou conhecimento da notificação e entrará em contato com a organização para averiguar os detalhes. Leia o comunicado da fabricante, na íntegra, ao final da matéria.

Moto X4: conheça o novo modelo da Motorola

Moto X4: conheça o novo modelo da Motorola

Os testes da Proteste compararam fotos realizadas com a câmera frontal do Moto X4 e do iPhone 6S. O resultado, segundo a associação, foi o desfoque do objeto mais próximo ao sensor. "Se você tira o seu autorretrato tendo uma estante de livros atrás, seu rosto vai sair desfocado, parecendo embaçado. O foco ficará todo nos livros!", concluiu.

Vale ressaltar que esse problema é diferente do já relatado em nossas primeiras impressões sobre o Moto X4. Na época do lançamento, a falha ocorria com recurso foco seletivo (ou "modo retrato") oferecido pela câmera dupla, localizada na parte de trás do celular.

Associação Proteste comparou desempenho do Moto X4 com o visto no iPhone 6 — Foto: Divulgação / Proteste

Leia, a seguir, o comunicado da Motorola na íntegra.

"A Motorola informa que tomou conhecimento dos questionamentos formulados pela PROTESTE e entrará em contato com a associação para entender os critérios e os parâmetros utilizados, que levaram aos resultados divulgados, bem como para solicitar as amostras utilizadas para análise.

A empresa reforça que todos os seus produtos são fabricados segundo rigorosos processos de controle de qualidade e primam pela inovação, design e praticidade. A marca investe constantemente em novas tecnologias, para oferecer produtos cada vez melhores aos seus consumidores."

Motorola ou Samsung: qual é o melhor celular? Opine no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo