Por Isabela Cabral, para o TechTudo


A TV digital já é realidade em grande parte do Brasil. A previsão é de que até o final de 2018 todas as capitais e regiões metropolitanas tenham sinal 100% digital. Uma das vantagens desse tipo de transmissão, em relação ao analógico, é a alta definição da imagem e do áudio, até mesmo em deslocamento. Então, acompanhar a programação pelo smartphone, no ônibus ou na sala de espera do médico, por exemplo, se torna uma ótima opção para passar o tempo.

Os celulares com TV digital já estão no mercado há bastante tempo, mas você sabe quais cuidados deve ter ao comprar um? O tipo de antena, a compatibilidade com o sinal brasileiro e o consumo de bateria estão entre os pontos que devem ser considerados pelo consumidor. Confira nosso guia e entenda.

LG K10 é um modelo de entrada que oferece a função e já teve seu preço bastante reduzido desde o lançamento — Foto: Ana Marques/TechTudo LG K10 é um modelo de entrada que oferece a função e já teve seu preço bastante reduzido desde o lançamento — Foto: Ana Marques/TechTudo

LG K10 é um modelo de entrada que oferece a função e já teve seu preço bastante reduzido desde o lançamento — Foto: Ana Marques/TechTudo

Recepção

Um smartphone com TV digital pode realizar a captação do sinal, que é o mesmo que chega aos aparelhos de televisão, de várias maneiras: por meio de uma antena telescópica, ou seja, integrada ao dispositivo; por um cabo de cerca de 15 cm, que é conectado na entrada do fone; ou ainda por uma antena agregada ao fone de ouvido. Por isso, fique atento se você vai precisar de acessórios sempre que for acessar a função no celular.

Celulares com TV Digital normalmente exigem o uso de antena — Foto: Paulo Alves/TechTudo Celulares com TV Digital normalmente exigem o uso de antena — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Celulares com TV Digital normalmente exigem o uso de antena — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Normas de TV digital no Brasil

Para que seu celular esteja apto a receber o sinal de TV digital no país, o ideal é que ele seja compatível com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Isso não deve ser problema para a maioria dos modelos das grandes marcas vendidas no Brasil, mas, antes de comprar, verifique se o fabricante fornece essa informação.

Uma garantia de que o telefone atende às normas técnicas da TV digital aberta é o selo DTV. Ele indica que o fabricante é associado ao Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre e, portanto, que o smartphone possui as especificações adequadas, tem garantia e assistência técnica no Brasil. É possível conferir a lista com todos os associados ao fórum no site oficial.

Novo intermediário da Samsung, Galaxy J7 Neo também transmite televisão digital — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Novo intermediário da Samsung, Galaxy J7 Neo também transmite televisão digital — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Novo intermediário da Samsung, Galaxy J7 Neo também transmite televisão digital — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Celulares importados

Muitas pessoas compram smartphones no exterior ou em sites estrangeiros. Porém, alguns cuidados são necessários, especialmente ao considerar a função de TV. Seu celular importado pode acabar sendo incompatível com o sinal de televisão no país, já que diferentes partes do mundo usam padrões diversos de transmissão. No Brasil, utilizamos o ISDB-TB, enquanto os Estados Unidos usam o ATSC e a Europa o DVB-T, por exemplo.

Como consertar celular que caiu na água

Como consertar celular que caiu na água

Além disso, alguns celulares importados com TV, mas que são vendidos aqui, recebem, na verdade, o sinal analógico, que deixará de operar totalmente em breve. Mesmo se o recurso funcionar, pode apresentar baixa qualidade, como imagem com chuviscos e ‘fantasmas’ ou som com chiado.

Outro objeto de preocupação, no caso dos aparelhos adquiridos fora do Brasil, é a garantia. Ela não é disponibilizada para seu produto, na maioria das vezes, por mais que o fabricante esteja estabelecido aqui. O Código de Defesa do Consumidor não tem, de fato, previsão para garantia a respeito de compras no exterior. No entanto, juristas dizem que a questão é aberta a interpretações e seria possível conseguir ao menos a garantia de 90 dias. De qualquer forma, é preciso também levar em consideração se há suporte e assistência técnica para o smartphone no país.

Antes de comprar um smartphone com TV Digital verifique a capacidade da bateria — Foto: Marvin Costa/TechTudo Antes de comprar um smartphone com TV Digital verifique a capacidade da bateria — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Antes de comprar um smartphone com TV Digital verifique a capacidade da bateria — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Consumo de bateria

A TV digital é uma funcionalidade que costuma ter um consumo considerável de bateria, então é importante verificar a capacidade do smartphone de interesse. Quanto maior a capacidade da bateria, melhor. Procure e compare a autonomia dos celulares para ter uma ideia se você conseguiria, por exemplo, assistir a uma partida inteira de futebol sem problemas.

Qual é o melhor celular com TV digital? Descubra no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo