Perguntas e respostas sobre o WhatsApp com a função 'Apagar para todos'

Saiba como funciona o recurso que apaga mensagens já enviadas para alguém do telefone do destinatário

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O WhatsApp liberou o recurso "Apagar para todos" para celulares Android, Windows Phone e iPhone (iOS). A novidade permite apagar mensagens que já foram enviadas dos smartphones do remetente e destinatário. A ação, entretanto, deve ser feita no período limite de sete minutos.

O recurso é diferente do método disponível anteriormente, que só exclui o conteúdo do celular do próprio usuário. Essa função permanece no app com o nome de "Apagar para mim". Nesse caso, a mensagem só é excluída do aparelho do remetente. Vale lembrar que a função já está presente em rivais como o Telegram. Entenda, nas linhas abaixo, como funciona o recurso e esclareça suas dúvidas.

Vídeo mostra como apagar mensagens já enviadas pelo WhatsApp

Vídeo mostra como apagar mensagens já enviadas pelo WhatsApp

1. A função já está disponível?

O recurso está disponível para todos os usuários do WhatsApp. Antes de ser liberada, a ferramenta chegou a aparecer diversas vezes de forma oculta na versão de testes, mas só começou a funcionar em outubro deste ano, inicialmente, na versão beta do mensageiro. Na semana seguinte, entretanto, a função já estava disponível para smartphones rodando Android, iOS e Windows Phone. É importante atualizar o mensageiro no seu telefone para fazer uso da função.

Por enquanto, não é possível excluir mensagens pelo WhatsApp Web. Nesse caso, o mensageiro oferece a opção de apagar a mensagem somente no celular de quem enviou o recado. Vale lembrar que existe o limite de sete minutos para desistir do envio de uma mensagem ou mídia.

WhatsApp permite apagar mensagens enviadas (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) WhatsApp permite apagar mensagens enviadas (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

WhatsApp permite apagar mensagens enviadas (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

2. Em quais conversas posso excluir uma mensagem?

O recurso "Apagar para todos" permite cancelar o envio de uma mensagem em grupos ou conversas individuais. Em grupos, a exclusão de um conteúdo causa sua remoção dos aparelhos de todos os membros da conversa, tendo eles visualizado ou não. Vale destacar que, segundo o próprio WhatsApp, não é possível deletar mensagens enviadas em listas de transmissão.

3. Por quanto tempo é possível anular uma mensagem?

É possível deletar uma mensagem até sete minutos após seu envio. Depois deste período, o WhatsApp não permite mais remover o recado do celular do destinatário. Nesse caso, a exclusão da mensagem pode acontecer apenas no smartphone do remetente, com a função "Apagar para mim".

4. Apagar uma mensagem impede que outro usuário a receba?

A remoção de uma mensagem não impede que ela tenha sido vista pelo destinatário antes de sua exclusão definitiva. Por exemplo, se o contato estiver com a conversa aberta na hora em que recebeu o conteúdo, pode acabar visualizando-o antes da exclusão. A notificação que chegou ao celular do destinatário desaparece.

Mensagem apagada no WhatsApp para iPhone (Foto: Aline Batista/TechTudo) Mensagem apagada no WhatsApp para iPhone (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Mensagem apagada no WhatsApp para iPhone (Foto: Aline Batista/TechTudo)

5. A mensagem apagada deixa algum vestígio?

Sim, o aplicativo avisa quando uma mensagem é apagada. No celular de quem enviou (e deletou) o conteúdo, é exibido o alerta "Você apagou esta mensagem". Já no aparelho de quem recebeu a mensagem, o app avisa "Esta mensagem foi apagada". Assim, é possível saber se algo foi removido do chat.

6. Como anular uma mensagem no WhatsApp

Usar a função de deletar uma mensagem já enviada é tão simples quanto o recurso de apagar tradicional. Apesar de a interface do app ser diferente em cada sistema, o procedimento é basicamente o mesmo. Pressione a mensagem que deseja excluir para selecioná-la e toque em "Apagar". Depois, escolha a opção "Apagar para todos".

Acesse também os tutoriais que detalham o recurso:

MAIS DO TechTudo