Por João Kurtz, para o TechTudo


O Somnox é um robô criado para ajudar seu dono em uma tarefa essencial: dormir. O dispositivo é capaz de simular batimentos cardíacos e movimentos de respiração. Com isso, a promessa é de acalmar o usuário e também sincronizar seus sinais vitais para melhorar a qualidade do sono.

O projeto já atingiu a meta de arrecadação de fundos no Kickstarter. O Somnox é vendido pelo preço de 500 euros (cerca de R$ 1.920, sem contar impostos), com frete possível para o Brasil por um adicional de 25 euros (R$ 96). A data de entrega está prevista para julho de 2018.

Dispositivo toca músicas e pode ser usado como alarme — Foto: Reprodução/Somnox Dispositivo toca músicas e pode ser usado como alarme — Foto: Reprodução/Somnox

Dispositivo toca músicas e pode ser usado como alarme — Foto: Reprodução/Somnox

O robô foi desenvolvido para ser intuitivo. Para operá-lo, o usuário só precisa abraçá-lo ao dormir. Em seguida, o Somnox usa sensores especiais para detectar o ritmo de respiração e movimento. A partir disso, o dispositivo começa a reproduzir esse ritmo e, lentamente, reduzi-lo – o que ajuda o dono a se acalmar e dormir com mais facilidade.

Além de ajudar a dormir, o periférico pode ser usado como despertador, reproduzindo músicas para acordar o usuário na forma de um alarme programável. Também é possível utilizar o recurso musical para cair no sono: estão disponíveis canções calmas e até simuladores de batimentos cardíacos. O usuário pode ainda transferir suas músicas preferidas por meio de um cartão SD.

Robô ajuda a reduzir ritmo de respiração do usuário — Foto: Reprodução/Somnox Robô ajuda a reduzir ritmo de respiração do usuário — Foto: Reprodução/Somnox

Robô ajuda a reduzir ritmo de respiração do usuário — Foto: Reprodução/Somnox

O travesseiro mede 12,7 x 35,5 x 20,3 cm, com peso aproximado de 1,9 kg. O produto pode ser controlado por meio de botões localizados abaixo do revestimento ou de um aplicativo para celulares, que se conecta por Bluetooth 4.0.

A expectativa é de que, no futuro, o Somnox ganhe novas funções, que poderão ser baixadas em atualizações gratuitas. Outro recurso esperado é a incorporação de inteligência artificial, que poderá se adaptar automaticamente às necessidades de cada pessoa.

O que você usa para ajudar a dormir? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo