Por Gabriel Ribeiro, para o TechTudo


A Rylo é uma pequena câmera com capacidade para filmar em 360 graus. O destaque da action cam está nos recursos de edição: o aplicativo para celulares oferece opções interessantes. É possível, por exemplo, fazer gravações normalmente e, depois, escolher em qual objeto deseja fixar o foco. Dessa forma, o aparelho deixa o usuário menos preocupado com o enquadramento durante a filmagem.

O modelo chega para competir com outras câmeras do tipo, como a GoPro Fusion e a Samsung Gear 360, ambas com lançamento em 2017. A Rylo tem o preço sugerido de US$ 499 (em torno de R$ 1.630, em conversão direta e sem impostos). Por enquanto, ainda não há envio previsto para o Brasil.

Rylo traz duas lentes do tipo grande angular — Foto: Divulgação/Rylo Rylo traz duas lentes do tipo grande angular — Foto: Divulgação/Rylo

Rylo traz duas lentes do tipo grande angular — Foto: Divulgação/Rylo

Ponto fixo

A Rylo consegue filmar em 360 graus como as concorrentes. Porém, a função de fixar em um objeto na edição é uma boa solução para mostrar detalhes que passam despercebidos em gravações de ação, quando há várias cenas acontecendo ao mesmo tempo.

Para entender como o recurso funciona, imagine você andando de bicicleta com a câmera fixada no capacete. Durante o trajeto, você passa embaixo de uma ponte. Com uma câmera 360 graus comum, é possível visualizar a ponte na gravação. Para isso, no entanto, é preciso manter o "olhar" para a ponte de forma manual – ou seja, arrastando o mouse no PC ou com óculos de realidade virtual.

A Rylo tem a proposta de facilitar esse processo, por meio de um recurso que permite rastrear automaticamente um ponto fixo pela edição. Com isso, a impressão é que a câmera se manteve focada em um único objeto durante todo o movimento.

Rylo: câmera 360º deixa escolher enquadramento depois de fazer o vídeo — Foto: Divulgação/Rylo Rylo: câmera 360º deixa escolher enquadramento depois de fazer o vídeo — Foto: Divulgação/Rylo

Rylo: câmera 360º deixa escolher enquadramento depois de fazer o vídeo — Foto: Divulgação/Rylo

Especificações e outros recursos

Além disso, o modelo também traz especificações que prometem ser potentes. São duas lentes do tipo grande angular com abertura f/2.8 e capacidade para fazer gravações em resolução Ultra HD 4K em até 30 quadros por segundo. A câmera permite ainda fotos panorâmicas e há a possibilidade de criar vídeos em time-lapse, com o ajuste de velocidade. A edição e o controle são feitos por um aplicativo disponível para Android e iPhone (iOS).

Outro ponto forte é a estabilização. A promessa é de que os vídeos em situações de movimento fiquem menos suscetíveis a vibrações, graças a ajustes de software. A Rylo foi desenvolvida pelos mesmos criadores do aplicativo Hyperlapse, conhecido pelo seu sistema de estabilização aprimorado.

Edição de vídeos na Rylo é feita em app para celular — Foto: Divulgação/Rylo Edição de vídeos na Rylo é feita em app para celular — Foto: Divulgação/Rylo

Edição de vídeos na Rylo é feita em app para celular — Foto: Divulgação/Rylo

O modelo oferece até 256 GB de armazenamento por cartão microSD, traz corpo construído em alumínio e uma tela OLED de visualização na parte frontal. Na ficha técnica, o dispositivo ainda conta com bateria de 830 mAh, com promessa de durar até 60 minutos de gravação.

MAIS DO TechTudo