Por Bruno Soares, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Os apaixonados por ciências podem encontrar em apps para celular opções para explorar novos temas. Há programas voltados para diversas áreas de estudo, como ciências biológicas, humanas, exatas e até astronomia.

Na lista a seguir, o TechTudo reuniu seis aplicativos que podem ajudar a saber mais sobre os assuntos que você gosta. Os softwares estão disponíveis para Android e iPhone (iOS), e têm funções que vão desde ajudar a identificação de estrelas e plantas até um serviço de streaming só de palestras com vários especialistas do mundo.

Veja apps para quem gosta de ciências — Foto: Bruno Soares/TechTudo Veja apps para quem gosta de ciências — Foto: Bruno Soares/TechTudo

Veja apps para quem gosta de ciências — Foto: Bruno Soares/TechTudo

Star Chart (Carta Celeste)

Uma boa pedida para curiosos e fãs de astronomia é o Star Chart, chamado em português de Carta Celeste. O aplicativo de realidade aumentada utiliza os sensores de localização e movimento do celular para ajudar a mostrar a posição de corpos celestes e, assim, auxiliar na identificação dos astros que o usuário visualiza no céu.

Com isso, é possível saber se determinado ponto brilhoso é uma estrela ou um planeta, descobrir o nome dos corpos, além de poder ver informações básicas sobre eles, como distância e temperatura. O app é gratuito, mas há também uma versão paga com uma extensão maior do sistema solar. Está disponível para celulares Android e iPhone (iOS).

Star Chart ajuda a identificar corpos celestes — Foto: Bruno Soares/TechTudo Star Chart ajuda a identificar corpos celestes — Foto: Bruno Soares/TechTudo

Star Chart ajuda a identificar corpos celestes — Foto: Bruno Soares/TechTudo

Nasa

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, tem um aplicativo oficial para que as pessoas possam acompanhar mais de perto o trabalho realizado por ela. Nele, é possível ler notícias, assistir ao canal de TV da agência e ver imagens feitas por satélites e astronautas. Além disso, há uma área para acompanhar os desdobramentos das missões, o calendário de lançamentos, e até mesmo enviar perguntas para agência.

A interface é bastante simples e, apesar de não ser das mais limpas, proporciona navegação eficiente. O app é gratuito, mas a má notícia é que só está disponível em inglês. Tanto usuários do Android como do iPhone (iOS) podem aproveitar.

App da Nasa traz informações sobre a agência espacial americana — Foto: Reprodução/Bruno Soares App da Nasa traz informações sobre a agência espacial americana — Foto: Reprodução/Bruno Soares

App da Nasa traz informações sobre a agência espacial americana — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Sistema Solar Explorar HD

Ainda para quem quer saber mais sobre astronomia, o app Sistema Solar Explorar HD, chamado em inglês de Solar System Explorer HD, pode ser uma alternativa simples e rápida. Com funcionamento bastante intuitivo, o app é uma espécie de maquete 3D do sistema solar. Nele, o usuário pode "viajar" entre os planetas e o Sol, visualizar suas representações gráficas e ainda conferir informações retiradas da Wikipédia sobre os diferentes corpos celestes.

Existem, entretanto, alguns pontos negativos sobre o app. O primeiro deles é a tradução para o português, que parece um pouco automática. Por vezes, a utilização é interrompida por anúncios, o que pode ser inconveniente. Além disso, a versão gratuita é pouco detalhada e para ter acesso a mais informações é necessário baixar o app pago, que custa R$ 4,99. O Sistema Solar Explorar está disponível somente no Android.

Sistema Solar Explorar HD: maquete 3D do Sistema Solar — Foto: Reprodução/Bruno Soares Sistema Solar Explorar HD: maquete 3D do Sistema Solar — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Sistema Solar Explorar HD: maquete 3D do Sistema Solar — Foto: Reprodução/Bruno Soares

PlantNet

Quem se interessa por botânica já deve ter se visto na seguinte situação: estar diante de uma planta interessante, querer saber de qual espécie se trata, mas ter dificuldades para descobrir. O app PlantNet foi desenvolvido por cientistas europeus justamente para ajudar nessas horas. Com ele, o usuário pode fotografar as plantas que encontra por aí e, a partir das imagens que faz e de seus dados de geolocalização, ver sugestões de espécies com as quais aquele exemplar tem semelhanças.

Além disso, o PlantNet funciona como uma espécie de rede social e é possível conhecer usuários de outros locais do mundo e que também são apaixonados por plantas, curtir fotos compartilhadas na plataforma e contribuir com o banco de dados do aplicativo. O serviço é gratuito e pode ser baixado no Android ou iPhone (iOS).

PlantNet ajuda a identificar plantas — Foto: Reprodução/Bruno Soares PlantNet ajuda a identificar plantas — Foto: Reprodução/Bruno Soares

PlantNet ajuda a identificar plantas — Foto: Reprodução/Bruno Soares

PhotoMath

Com a proposta de resolver equações fotografadas pelo usuário, o PhotoMath poderia, em um primeiro momento, ser visto como um aplicativo para quem detesta matemática e prefere não ter de lidar com cálculos. Mas o app não se limita a revelar o resultado final dos problemas: ele explica o passo a passo sobre como chegar ao resultado, ou seja, é ideal para quem quer aprender mais sobre essa ciência em particular.

Além de funcionar através da câmera, o app também conta com uma calculadora própria e é possível digitalizar as equações, caso estejam escritas em letras ilegíveis. O conteúdo está completamente disponível em português para usuários do Android, iOS e Windows Phone de maneira gratuita.

PhotoMath: fotografe cálculos e o app os resolve — Foto: Reprodução/Bruno Soares PhotoMath: fotografe cálculos e o app os resolve — Foto: Reprodução/Bruno Soares

PhotoMath: fotografe cálculos e o app os resolve — Foto: Reprodução/Bruno Soares

TED

A organização norte-americana TED, que ajuda a realizar palestras com pesquisadores e especialistas ao redor do mundo, conta com um app oficial para quem quer desfrutar de áudios e vídeos de apresentações sobre os mais variados assuntos, incluindo ciências exatas, biológicas e humanas. Nele, é possível pesquisar palestras usando palavras específicas ou escolhendo o tipo de emoção que elas podem causar. Apesar de boa parte dos vídeos ser falada em línguas extrangeiras, o serviço conta com legendas em português.

Um dos detalhes mais interessantes é a possibilidade de transmitir os vídeos para o Chromecast e assisti-los na TV. A melhor parte é que o serviço de streaming é gratuito e está disponível para Android e iPhone (iOS).

TED: veja palestras sobre diferentes ciências de graça — Foto: Reprodução/Bruno Soares TED: veja palestras sobre diferentes ciências de graça — Foto: Reprodução/Bruno Soares

TED: veja palestras sobre diferentes ciências de graça — Foto: Reprodução/Bruno Soares

MAIS DO TechTudo