Snapchat vai mudar para ficar mais parecido com Twitter e Facebook

Rede social prepara novo design para atrair mais usuários.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por João Kurtz, para o TechTudo

O Snapchat está preparando uma completa modificação do design do aplicativo. A medida foi anunciada na terça-feira (7), pelo CEO Evan Spiegel, e ainda não tem uma data estimada para ser implementada. Detalhes da nova aparência não foram revelados, mas as alterações devem ser influenciadas por concorrentes como Facebook e Twitter, com o objetivo de tornar o uso do serviço mais fácil e prático. Outra medida a ser tomada é o investimento em criadores de conteúdo para atrair um número maior de novos usuários.

Snapchat deve ganhar novo design e funções em breve (Foto: Carolina Oschendorf/TechTudo) Snapchat deve ganhar novo design e funções em breve (Foto: Carolina Oschendorf/TechTudo)

Snapchat deve ganhar novo design e funções em breve (Foto: Carolina Oschendorf/TechTudo)

A decisão de fazer mudanças no Snapchat ocorre como resposta a uma série de críticas de usuários, que apontam que o aplicativo é difícil de usar. "Uma das coisas que nós ouvimos ao longo dos anos é que o Snapchat é difícil de entender ou difícil de usar e nosso time está trabalhando em uma forma de responder a este feedback", explica Spiegel.

Outro fator que incentiva as modificações no app é o nível de crescimento da base de usuários ativos, que passou para 178 milhões no terceiro trimestre, um número inferior ao esperado por analistas da companhia. O momento atual e um breve momento de instabilidade da plataforma fez com que a empresa precisasse negar, oficialmente, boatos de que o serviço seria encerrado no final de 2017.

Ainda não se sabe exatamente o que será mudado na nova versão. As poucas informações reveladas indicam a criação de um feed mais prático, inspirado em soluções oferecidas por rivais e focado em publicações de amigos e no que eles estão fazendo. Outra proposta é otimizar o funcionamento do app para Android.

O Snapchat também procura uma forma de incentivar criadores de conteúdo para que usem mais a plataforma. A decisão é uma resposta a uma migração de várias marcas e pessoas influentes para outras plataformas, como o Instagram.

Antes da mundança, veja como conquistar os troféus do Snapchat

Veja como conseguir os troféus do Snapchat

Veja como conseguir os troféus do Snapchat

Qual sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo