Contas do Instagram podem sofrer com falhas de segurança que as fazem sumir por completo, sem deixar rastros, ou que deixam o grid de fotos em branco. Este tipo de erro acontece tanto na versĂŁo para celulares, quanto na versĂŁo web da rede social, e pode ser consequĂȘncia de brechas deixadas por aplicativos de terceiros â que normalmente sĂŁo usados para postar fotos ou criar algum tipo de efeito no post. Uma boa dica para evitar que este tipo de problema ocorra Ă© ativar a verificação em duas etapas no login, entre outras precauçÔes. Veja mais detalhes.
â Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo
Falhas no Instagram
No inĂcio de setembro, o Instagram emitiu um comunicado que falava sobre brechas de segurança encontradas no aplicativo por meio de um bug. A partir desta falha era possĂvel acessar dados dos usuĂĄrios, como e-mail ou telefone, mesmo que eles nĂŁo estivessem pĂșblicos.
O Instagram, contudo, informou que a falha havia sido corrigida e que nenhum outro dado vazou. O app também afirmou que uma porcentagem bem baixa de contas foi afetada pelo problema. Por fim, a empresa encorajou que seus usuårios reforçassem a segurança de suas contas, principalmente por meio da verificação em duas etapas.
Instagram emitiu um comunicado em setembro sobre falhas de segurança â Foto: Reprodução/Felipe Vinha
Perdi minha conta?
Relatos recentes na Internet indicam que pessoas "perderam'' suas contas ou fotos. Em alguns casos, o perfil fica completamente indisponĂvel. Em outros, a conta Ă© exibida, porĂ©m com o grid de fotos totalmente em branco, como se as imagens nĂŁo existissem. Ăs vezes, essas contas e imagens voltam a aparecer normalmente apĂłs algumas horas, mas nem sempre Ă© garantido que isso ocorra.
Em vez de esperar um tempo para ver se a sua conta Ă© normalizada â uma opção arriscada e sem garantias â, vocĂȘ pode entrar em contato com o Instagram, por meio de seus canais oficiais de suporte ao cliente, para ter uma resposta oficial da plataforma e recuperar a sua conta.
Como proteger minha conta?
Falhas desse tipo podem ser resultado da falta de proteção das contas. Isto Ă©, o uso de aplicativos de terceiros para repostar fotos, aplicar filtros externos ou agendar posts pode contribuir para esses erros acontecerem. Apps que automatizam o funcionamento do seu perfil, por exemplo, nĂŁo sĂŁo permitidos pela polĂtica de uso da rede social. A indicação Ă© utilizar apenas apps que sejam reconhecidos de forma segura pela empresa.
Usar apenas aplicativos autorizados Ă© uma forma de proteger seu Instagram â Foto: Reprodução/Felipe Vinha
Verificação em duas etapas
A verificação em duas etapas para login Ă© outra forma de proteger bem sua conta e evitar invasĂ”es, ou possĂveis brechas a partir de bugs. Este tipo de ferramenta permite reforçar o processo de login. Por exemplo: mesmo que uma segunda pessoa tenha seu nome de usuĂĄrio e senha, ainda Ă© necessĂĄrio inserir um cĂłdigo, gerado aleatoriamente, para entrar na conta.
Ativar a autenticação em duas etapas pode ajudar a proteger o Instagram â Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo
Geralmente a verificação em duas etapas funciona a partir de envio de SMS para o celular, e-mail ou por meio de softwares que geram um âtokenâ. Saiba como ativar este tipo de segurança na sua conta do Instagram e como usĂĄ-la corretamente.
DĂșvidas sobre o Instagram Dix? Troque dicas no FĂłrum do TechTudo.