Sua conta do Instagram ou fotos sumiram? Dica ajuda recuperar seu perfil

Usar aplicativos de terceiros pode comprometer sua conta.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Felipe Vinha, para o TechTudo

Contas do Instagram podem sofrer com falhas de segurança que as fazem sumir por completo, sem deixar rastros, ou que deixam o grid de fotos em branco. Este tipo de erro acontece tanto na versão para celulares, quanto na versão web da rede social, e pode ser consequência de brechas deixadas por aplicativos de terceiros — que normalmente são usados para postar fotos ou criar algum tipo de efeito no post. Uma boa dica para evitar que este tipo de problema ocorra é ativar a verificação em duas etapas no login, entre outras precauções. Veja mais detalhes.

 (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)  (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

(Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Falhas no Instagram

No início de setembro, o Instagram emitiu um comunicado que falava sobre brechas de segurança encontradas no aplicativo por meio de um bug. A partir desta falha era possível acessar dados dos usuários, como e-mail ou telefone, mesmo que eles não estivessem públicos.

O Instagram, contudo, informou que a falha havia sido corrigida e que nenhum outro dado vazou. O app também afirmou que uma porcentagem bem baixa de contas foi afetada pelo problema. Por fim, a empresa encorajou que seus usuários reforçassem a segurança de suas contas, principalmente por meio da verificação em duas etapas.

Instagram emitiu um comunicado em setembro sobre falhas de segurança (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) Instagram emitiu um comunicado em setembro sobre falhas de segurança (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Instagram emitiu um comunicado em setembro sobre falhas de segurança (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Perdi minha conta?

Relatos recentes na Internet indicam que pessoas "perderam'' suas contas ou fotos. Em alguns casos, o perfil fica completamente indisponível. Em outros, a conta é exibida, porém com o grid de fotos totalmente em branco, como se as imagens não existissem. Às vezes, essas contas e imagens voltam a aparecer normalmente após algumas horas, mas nem sempre é garantido que isso ocorra.

Em vez de esperar um tempo para ver se a sua conta é normalizada — uma opção arriscada e sem garantias —, você pode entrar em contato com o Instagram, por meio de seus canais oficiais de suporte ao cliente, para ter uma resposta oficial da plataforma e recuperar a sua conta.

Como proteger minha conta?

Falhas desse tipo podem ser resultado da falta de proteção das contas. Isto é, o uso de aplicativos de terceiros para repostar fotos, aplicar filtros externos ou agendar posts pode contribuir para esses erros acontecerem. Apps que automatizam o funcionamento do seu perfil, por exemplo, não são permitidos pela política de uso da rede social. A indicação é utilizar apenas apps que sejam reconhecidos de forma segura pela empresa.

Usar apenas aplicativos autorizados é uma forma de proteger seu Instagram (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) Usar apenas aplicativos autorizados é uma forma de proteger seu Instagram (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Usar apenas aplicativos autorizados é uma forma de proteger seu Instagram (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Verificação em duas etapas

A verificação em duas etapas para login é outra forma de proteger bem sua conta e evitar invasões, ou possíveis brechas a partir de bugs. Este tipo de ferramenta permite reforçar o processo de login. Por exemplo: mesmo que uma segunda pessoa tenha seu nome de usuário e senha, ainda é necessário inserir um código, gerado aleatoriamente, para entrar na conta.

Ativar a autenticação em duas etapas pode ajudar a proteger o Instagram (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo) Ativar a autenticação em duas etapas pode ajudar a proteger o Instagram (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)

Ativar a autenticação em duas etapas pode ajudar a proteger o Instagram (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)

Geralmente a verificação em duas etapas funciona a partir de envio de SMS para o celular, e-mail ou por meio de softwares que geram um “token”. Saiba como ativar este tipo de segurança na sua conta do Instagram e como usá-la corretamente.

Dúvidas sobre o Instagram Dix? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo