Apple libera iOS 11.2.1 para corrigir falha de segurança no iPhone

Update resolve problema que poderia permitir acesso remoto de hackers ao sistema de segurança doméstico baseado no Apple HomeKit.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

A Apple liberou, nesta quarta-feira (13), o iOS 11.2.1, atualização que corrige uma falha de segurança no sistema para iPhone e iPad. Descoberto na última semana, o bug da versão 11.2 era relacionado à plataforma Apple HomeKit, que faz a gestão de aparelhos domésticos inteligentes.

A vulnerabilidade abria caminho, em certas circunstâncias, para hackers invadirem o sistema de segurança da residência do usuário. Uma das possibilidades era ceder o controle de trancas de portas e alarmes. Segundo a fabricante, o problema foi resolvido no update.

O que muda com o iOS 11: veja principais novidades do sistema

O que muda com o iOS 11: veja principais novidades do sistema

A falha no HomeKit permitia que um criminoso acessasse remotamente a central de controle residencial oferecida pela Apple. Para isso, pelo menos um iPhone ou iPad com iOS 11.2 deveria estar conectado à conta principal do iCloud do usuário. Além de trancas de portas e alarmes, hackers poderiam controlar à distância termostatos, luzes e portas de garagem conectadas à internet.

Não há registros de que a vulnerabilidade tenha sido explorada em um ataque. Ainda assim, a Apple bloqueou as funcionalidades de automação residencial do HomeKit no iOS 11 como medida de prevenção.

iPhone X: conheça sete curiosidades sobre o modelo da Apple

iPhone X: conheça sete curiosidades sobre o modelo da Apple

Com a chegada do iOS 11.2.1, a Apple promete que a falha foi corrigida, liberando o funcionamento integral do controle residencial no aplicativo Home. Também nesta quarta-feira, a empresa lançou uma atualização destinada ao tvOS, que roda na Apple TV. Possivelmente, as mudanças no sistema estão relacionadas ao mesmo problema de segurança.

iPhone X vale a pena? Comente no fórum do TechTudo.

Com informações: 9to5mac

MAIS DO TechTudo