Por Gabriel Ribeiro, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Câmera e memória RAM são as especificações mais relevantes para os consumidores na hora de comprar um celular. As informações são de uma pesquisa encomendada pela Qualcomm à especialista em consumo IDC, e divulgada esta semana. De acordo com o estudo, a resolução da câmera é o atributo que os brasileiros mais valorizam ao buscar por um smartphone, antes mesmo do preço e da memória.

Além de mostrar a relação que o usuário tem com o smartphone no Brasil, a pesquisa mede a percepção das pessoas sobre a chegada da internet 5G. A nova geração das redes móveis deve começar a se popularizar em 2020.

Câmera é a especificação mais relevante para os brasileiros ao escolher um celular — Foto: Luciana Maline/TechTudo Câmera é a especificação mais relevante para os brasileiros ao escolher um celular — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Câmera é a especificação mais relevante para os brasileiros ao escolher um celular — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Entre os entrevistados, 28,1% apontaram a resolução da câmera como fator determinante na hora de comprar um novo smartphone. Esse dado mostra que os brasileiros ainda acreditam que o número de megapixels é a configuração mais importante para tirar fotos de qualidade, esquecendo outros fatores como a abertura de lente e o próprio software da câmera.

A memória RAM ficou em segundo lugar, com 15,8%. O preço só aparece na terceira posição, com 11,5%. Na sequência em grau de importância, antes de comprar um novo aparelho, os brasileiros olham o tamanho da tela antes da capacidade da bateria, do sistema operacional e da velocidade do processador.

Tamanho da tela está a frente de processador e sistema operacional na hora de escolher um novo aparelhos — Foto: Luciana Maline/TechTudo Tamanho da tela está a frente de processador e sistema operacional na hora de escolher um novo aparelhos — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Tamanho da tela está a frente de processador e sistema operacional na hora de escolher um novo aparelhos — Foto: Luciana Maline/TechTudo

A pesquisa também apontou que 98,1% dos brasileiros usam o smartphone para tarefas do dia a dia que exijam deslocamento, como fazer compras em uma loja ou usar o banco, por exemplo – 66,7% dos entrevistados vão menos às agências por conta do celular. A troca de smartphone acontece em média a cada dois anos – 41,9% dos entrevistados disseram que substituem o aparelho neste período.

Em relação ao 5G, 81,2% dos brasileiros acreditam que vai haver uma melhora nos serviços de banda larga. Uma maior velocidade é esperada por 85,1%. A nova rede promete não somente mais rapidez na internet pelo celular, mas também impulsionar outras tecnologias como a Internet das Coisas ou os carros autônomos.

Com informações: IDC

MAIS DO TechTudo