Como saber se fui bloqueado no Instagram? Veja dicas

Instagram tem ferramenta de bloqueio, mas não avisa quando isso, de fato, ocorre

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Felipe Vinha, para o TechTudo

O Instagram permite bloquear pessoas indesejadas, mas não avisa a pessoa que foi excluída sobre o fim da amizade. Ou seja, para descobrir se você foi bloqueado no Instagram, terá que recorrer a algumas dicas que ajudam a descobrir essa informação.

O TechTudo selecionou cinco formas simples de verificar se houve o bloqueio — ou de confirmar suas suspeitas. Vale lembrar que os procedimentos não são oficiais do próprio app, mas podem ser úteis para verificar se alguém deixou de ser seu contato na rede social.

Como bloquear e desbloquear um usuário no Instagram

Como bloquear e desbloquear um usuário no Instagram

Os prints foram feitos na versão do Instagram para computador, mas as dicas também são válidas para o aplicativo em celulares Android e iPhone (iOS)

Pesquise o nome do usuário

Dentro do Instagram, pesquise o nome do usuário que você desconfia que te bloqueou. Caso a pessoa não apareça nas buscas, é possível que seu perfil tenha sido inserido na lista de bloqueios dela – ainda que não seja garantido. Para fazer esse teste, basta entrar na busca do aplicativo, ou de sua versão web, e realizar a pesquisa.

Pesquise pela pessoa que você desconfia que te bloqueou (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) Pesquise pela pessoa que você desconfia que te bloqueou (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Pesquise pela pessoa que você desconfia que te bloqueou (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Tente abrir o perfil

Se você sabe qual é o nome de usuário da pessoa ou se já a seguia antes, tente abrir o perfil dela normalmente, entrando na versão web do Instagram ou pelo aplicativo. A rede social não exibe avisos indicando que a pessoa te bloqueou”, mas mostra mensagens como “Ainda não há publicações” ou “Esta página não está disponível”. Em qualquer um dos casos, elas podem confirmar que houve o bloqueio.

Tente abrir o perfil da pessoa no Instagram (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) Tente abrir o perfil da pessoa no Instagram (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Tente abrir o perfil da pessoa no Instagram (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Verifique com um aplicativo

Existem aplicativos que controlam e monitoram seus seguidores e dados de sua conta no Instagram. Em todos os casos, porém, eles não são oficiais da rede social e nem sempre podem exibir informações apuradas.

Ainda assim, você pode tentar obter confirmações por estes apps. Alguns exemplos são o Instrack, para celulares com Android e iOS e o Seguidores + para Instagram, disponível apenas para iPhone, que controla suas interações na plataforma de fotos e vídeos.

Instrack é uma boa ferramenta para administrar seguidores (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) Instrack é uma boa ferramenta para administrar seguidores (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Instrack é uma boa ferramenta para administrar seguidores (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Tente deslogar

Se você estiver logado no Instagram e tentar abrir o perfil de uma pessoa, ele não vai aparecer, caso você esteja bloqueado. Como alternativa, você pode tentar se deslogar do Instagram e abrir o perfil do usuário novamente (para fazer isso, busque pelo @ da pessoa no Google). Se ele aparecer, enquanto deslogado, o bloqueio será confirmado. Este método só funciona na versão da rede social para PC, já que o aplicativo móvel obriga a ter um login ativo para usar.

Tente deslogar para verificar perfis no Instagram (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) Tente deslogar para verificar perfis no Instagram (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Tente deslogar para verificar perfis no Instagram (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Peça ajuda a outra pessoa

Este método pode ser invasivo e envolver terceiros, por isso, é recomendado apenas em último caso, e deve ser feito com alguém de confiança. Basta pedir a um amigo ou amiga que abra o perfil em questão, com seu próprio Instagram logado. Se o perfil abrir, mas não aparecer para sua conta, o bloqueio se confirma, na maioria dos casos.

Vale reforçar que nenhum dos métodos listados acima são oficiais do Instagram, já que a rede social não dá qualquer suporte para confirmar bloqueios em suas páginas de ajuda.

Como resolver problemas com Instagram? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo