Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Point é um novo produto que promete ser uma alternativa mais inteligente a sistemas tradicionais de segurança doméstica. O aparelho integra uma série de sensores, como detecção de fumaça, som e movimento, além de se conectar à Internet para enviar alertas aos moradores da residência. O dispositivo também promete ser mais fácil de usar, com inicialização automática por meio da localização dos usuários.

O lançamento já alcançou a meta de financiamento no Kickstarter e pode ser adquirido por US$ 79 (aproximadamente R$ 262 no câmbio do dia). O produto, porém, ainda não tem frete disponível para o Brasil.

Point é um alarme inteligente que funciona via aplicativo no celular — Foto: Reprodução/Kickstarter Point é um alarme inteligente que funciona via aplicativo no celular — Foto: Reprodução/Kickstarter

Point é um alarme inteligente que funciona via aplicativo no celular — Foto: Reprodução/Kickstarter

Ao contrário de alarmes residenciais comuns, o Point não requer a ação do usuário para acionar o alarme. Sem precisar digitar códigos em um painel, o aparelho identifica pelo celular dos usuários quando todos deixam a casa. Segundo os criadores, um sistema inteligente de machine learning (aprendizado de máquina) lê os dados do ambiente e entende o momento certo de começar a rastrear o ambiente por invasores.

Ao detectar sinais de fumaça, som alto demais ou movimentos estranhos, o dispositivo emite um alerta sonoro e envia mensagens para os smartphones dos moradores. É possível também configurar o telefone de vizinhos e outros familiares para que possam ajudar a checar a residência em casos de emergência. O app do Point tem um chat integrado para facilitar as conversas entre família e amigos.

Aplicativo mostra estado do monitoramento em todos os cômodos da casa — Foto: Reprodução/Kickstarter Aplicativo mostra estado do monitoramento em todos os cômodos da casa — Foto: Reprodução/Kickstarter

Aplicativo mostra estado do monitoramento em todos os cômodos da casa — Foto: Reprodução/Kickstarter

O aplicativo tem uma interface que mostra o estado de monitoramento de todas as unidades do Point espalhadas pela casa. O programa exibe o status dos alarmes e mostra gráficos de níveis de som, temperatura, umidade e outros parâmetros que ajudam a entender se tudo corre bem em casa mesmo à distância.

A quantidade de aparelhos depende do tamanho da casa. Uma unidade do Point, segundo a fabricante, é suficiente para vigiar um cômodo ou uma casa pequena.

Como escolher a câmera de segurança? Veja no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo