Google lança Android Oreo Go Edition, sistema para celulares baratos

Plataforma vem acompanhada de aplicativos mais leves. Android 8.1 Oreo também foi liberado para as fabricantes de celulares.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Gabriel Ribeiro, para o TechTudo

O Google revelou nesta terça-feira (5) alguns detalhes do Android Oreo Go Edition. A nova versão do sistema traz como foco os smartphones com configurações mais modestas, que tenham memória RAM entre 512 MB e 1 GB. A ideia é oferecer uma experiência semelhante à do Android 8 Oreo, porém com vários aplicativos e serviços modificados para consumir menos recursos do celular.

O Android Oreo Go Edition foi um promessa feita pela empresa de Mountain View durante a Google I/O 2017. A companhia deve liberar a compilação para os desenvolvedores nas próximas semanas, mas ainda não se sabe quando os primeiros telefones com a nova versão do sistema devem chegar ao mercado.

Android Oreo Go Edition é o sistema voltado para smartphones com memória RAM de até 1 GB (Foto: Divulgação/Google) Android Oreo Go Edition é o sistema voltado para smartphones com memória RAM de até 1 GB (Foto: Divulgação/Google)

Android Oreo Go Edition é o sistema voltado para smartphones com memória RAM de até 1 GB (Foto: Divulgação/Google)

O Go Edition traz uma proposta diferente do Android One, outra versão voltada para aparelhos de baixo custo. Enquanto no sistema apresentado em 2014 o Google se junta ao fabricante na concepção do aparelho, no Android Oreo Go Edition ele fica responsável apenas pelo software. Ou seja, qualquer empresa poderá criar smartphones com o novo sistema mobile.

Para tornar o Android Go Edition mais leve, o Google deu uma atenção especial aos aplicativos pré-instalados. Google Search, Google Assistente, YouTube, Google Maps, Gmail, Gboard, Google Play e Chrome ganharam versões otimizadas para ocupar menos espaço no sistema e também consumir menos dados. Todos esses apps recebem o termo "Go" no nome, por exemplo, YouTube Go.

Diferença entre o espaço ocupado por aplicativo padrão e pela versão Go  (Foto: Divulgação/Google) Diferença entre o espaço ocupado por aplicativo padrão e pela versão Go  (Foto: Divulgação/Google)

Diferença entre o espaço ocupado por aplicativo padrão e pela versão Go (Foto: Divulgação/Google)

Juntos, esses novos aplicativos ocupam 50% menos da memória do aparelho em relação à versão padrão do Android Oreo. Em smartphones com armazenamento de 8 GB, por exemplo, os softwares ocupam até duas vezes menos, aumentando a memória interna livre. O novo app de pesquisas (Google Go) pesa apenas 5 MB e promete consumir até 40% menos dados.

Além disso, o aplicativo Files Go está presente no sistema. A ferramenta, que chegou nesta terça-feira (05) à Play Store, libera espaço no smartphone ao fazer uma varredura e apaga arquivos inúteis, como fotos e vídeos duplicados.

Play Store mostrará aplicativos otimizados para Android Oreo Go Edition  (Foto: Divulgação/Google) Play Store mostrará aplicativos otimizados para Android Oreo Go Edition  (Foto: Divulgação/Google)

Play Store mostrará aplicativos otimizados para Android Oreo Go Edition (Foto: Divulgação/Google)

O Android Oreo Go Edition também terá uma área reservada na Play Store, com indicação de aplicativos otimizados para funcionar no sistema. Apesar disso, também será possível fazer o download de qualquer app ou jogo.

Android 8.1: o que há de novo?

O Google também aproveitou esta terça-feira para anunciar a versão final do Android 8.1. O sistema foi liberado oficialmente para as fabricantes e chega, inicialmente, aos smartphones Pixel e Nexus compatíveis. Entre as principais novidades está o uso do Neural Networks API, que permite aos aplicativos usar o chip de inteligência artificial e a gravação em HDR+, graças ao Pixel Visual Core presente no Pixel 2 e Pixel 2 XL.

O atualização traz algumas mudanças visuais, como a indicação do nível de bateria de dispositivos Bluetooth nas configurações rápidas e o ajuste automático da cor do tema de acordo com o papel de parede. O update também corrige a polêmica dos emojis do hambúrguer e cerveja no Android.

Esta versão, entretanto, ainda vai demorar a chegar aos outros smartphones fora da linha do Google, visto que muitos aparelhos ainda nem receberam o Android 8.0 Oreo. Em novembro, a Sony detalhou o longo caminho entre a liberação do sistema para as fabricantes até o lançamento para os usuários.

MAIS DO TechTudo