Instagram: 13 fatos que marcaram o app em 2017

Ano foi movimentado para usuários da rede social

Instagram: 13 fatos que marcaram o app em 2017 Instagram: 13 fatos que marcaram o app em 2017
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Bruno Soares, para o TechTudo

O ano de 2017 foi intenso para o Instagram. Nesse período, a rede social passou por diversas mudanças e ganhou funções importantes, como a possibilidade de realizar transmissões ao vivo, enquetes no Stories e destacar suas histórias no perfil definitivamente, eliminando o limite de 24 horas. Com tanta coisa, dá para dizer que a rede social que conhecíamos no fim de 2016 é bem diferente daquela que hoje usamos em 2017.

Para lembrar os principais destaques, reunimos abaixo 13 fatos que marcaram o Instagram em 2017. A lista vai desde novas ferramentas adicionadas ao app, até marcos importantes antingidos pela empresa.

Como fazer Stories no Instagram

Como fazer Stories no Instagram

1. Vídeos ao vivo

Após passar um tempo em fase de testes, as transmissões ao vivo chegaram ao Instagram em meados de janeiro. O recurso, que funciona a partir da câmera do Instagram Stories, permite que as pessoas conversem em tempo real com outros usuários, recebendo comentários e curtidas, assim como já ocorria no Facebook. Desde então, a função passou por mudanças e hoje é possível até mesmo convidar espectadores para aparecer na live junto com você.

Instagram Live: transmissão de vídeo ao vivo chegou ao Instagram em janeiro (Foto: Melissa Cruz / TechTudo) Instagram Live: transmissão de vídeo ao vivo chegou ao Instagram em janeiro (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Instagram Live: transmissão de vídeo ao vivo chegou ao Instagram em janeiro (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

2. Integração com WhatsApp

Tanto o Instagram como o WhatsApp pertencem ao Facebook. Por isso, uma integração entre os dois apps parecia natural. Foi o que aconteceu no fim de janeiro, quando o app de fotos ganhou a opção de compartilhamento no famoso mensageiro. Com isso, ficou mais fácil dividir os posts com amigos que não estão em sua rede.

Instagram ganha função compartilhar no WhatsApp (Foto: Melissa Cruz/TechTudo) Instagram ganha função compartilhar no WhatsApp (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Instagram ganha função compartilhar no WhatsApp (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

3. Posts em carrossel

As postagens em carrossel chegaram em fevereiro para acabar com a necessidade de se fazer vários posts sobre um só tema. Com ela, o usuário pode selecionar até dez fotos ou vídeos para compartilhá-los todos de uma vez, na mesma publicação. O nome faz referência à maneira como as imagens são visualizadas, com o usuário deslizando-as para o lado para ver uma por uma. Depois da atualização, ao fazer o upload, as pessoas passaram a ver espaços para selecionar diferentes fotos e vídeos antes de publicar.

Instagram: até 10 fotos podem fazer parte de um post (Foto: Carolina Ochsendorf/ TechTudo) Instagram: até 10 fotos podem fazer parte de um post (Foto: Carolina Ochsendorf/ TechTudo)

Instagram: até 10 fotos podem fazer parte de um post (Foto: Carolina Ochsendorf/ TechTudo)

4. Instagram Stories ultrapassa Snapchat

O Instagram Stories foi uma aposta do Facebook em 2016 para desbancar o sucesso do Snapchat e isso não é segredo. Em abril deste ano, chegou a confirmação de que essa empreitada havia sido bem-sucedida. Na ocasião, entre os 600 milhões de usuários que utilizavam o Instagram diariamente, 200 milhões faziam uso das histórias. O número de pessoas fazendo snaps por dia, à época, era menor em 50 milhões, uma desvantagem significativa.

Facebook adicionou Stories ao Instagram, desbancando Snapchat (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo) (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo) Facebook adicionou Stories ao Instagram, desbancando Snapchat (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo) (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Facebook adicionou Stories ao Instagram, desbancando Snapchat (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo) (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

5. Funções offline

Durante a conferência do Facebook para desenvolvedores de 2017, o Instagram anunciou a chegada de funções offline ao aplicativo, uma boa notícia para usuários que têm problemas de conexão. Com isso, a rede social passou a permitir a criação de posts, além de curtidas e comentários, mesmo sem Internet. Quando o celular se conecta novamente a alguma rede, as atualizações são feitas automaticamente.

Passou a ser possível criar posts, curtir, comentar e salvar fotos e vídeos offline (Foto: Divulgação/Instagram) Passou a ser possível criar posts, curtir, comentar e salvar fotos e vídeos offline (Foto: Divulgação/Instagram)

Passou a ser possível criar posts, curtir, comentar e salvar fotos e vídeos offline (Foto: Divulgação/Instagram)

6. Segue de volta?

Quem nunca ficou na dúvida se aquele amigo ainda te segue de volta no Instagram? Em meados de setembro, a rede social introduziu uma função nativa que acaba com o questionamento. Já muito usada em aplicativos externos como o InstaReport, a informação "segue você" passou a ser exibida logo abaixo da bio, no perfil do outro usuário, caso fosse um seguidor.

Recurso "Segue você" no Instagram (Foto: Reprodução/Gabrielle Lancellotti) Recurso "Segue você" no Instagram (Foto: Reprodução/Gabrielle Lancellotti)

Recurso "Segue você" no Instagram (Foto: Reprodução/Gabrielle Lancellotti)

7. Pior app para saúde mental

Mas nem tudo são flores para a rede social em 2017. Em maio, o estudo State of Mind, publicado pela organização britânica Royal Society for Public Health, mostrou que o Instagram é a plataforma mais propensa a provocar ansiedade, depressão, má qualidade de sono e insatisfação com o próprio corpo nos jovens. Para chegar à conclusão, a pesquisa ouviu usuários sobre diferentes redes, incluindo YouTube, Twitter e Facebook. Isso aconteceria, não só pelo Instagram estimular um uso vicioso em seus usuários, como também por criar uma ilusão de que as outras pessoas teriam uma vida perfeita.

Instagram é a rede social mais nociva à saúde mental dos jovens (Foto: Reprodução/RSPH) Instagram é a rede social mais nociva à saúde mental dos jovens (Foto: Reprodução/RSPH)

Instagram é a rede social mais nociva à saúde mental dos jovens (Foto: Reprodução/RSPH)

8 . Bloqueio de comentários

Nos últimos dias de setembro, usuários do Instagram passaram escolher quem poderia ou não comentar em suas fotos e vídeos. A novidade ajuda a evitar comentários maldosos ou indesejados na rede social e pode ter diminuído a necessidade de se criar perfis privados. O procedimento é simples. No menu, basta selecionar “Comentários” e, na tela seguinte, a opção “Controle de comentários”.

Bloquear pessoas de comentarem no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram) Bloquear pessoas de comentarem no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram)

Bloquear pessoas de comentarem no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram)

9 . Fotos antigas no Stories

Originalmente, o Instagram Stories permitia postar somente fotos salvas no celular nas últimas 24 horas. Para publicar um registro antigo, era necessário salvá-lo novamente na memória do smartphone. Em novembro, porém, essa limitação foi derrubada e usuários passaram a postar qualquer imagem que estiver no rolo da câmera, independente da data. Fotos antigas são, por padrão, postadas com um sticker que indica a data em que foram registradas, para ajudar a dar contexto à imagem. Mas, como qualquer outro adesivo na rede social, é possível girar, diminuir ou remover essa informaçãocompletamente. Na ocasião, novos filtros também foram lançados.

Fotos antigas e novos filtros no Stories (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)

Fotos antigas e novos filtros no Stories (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)

10. Enquetes

As enquetes, adicionadas em outubro, entraram rapidamente para a rotina das Stories na rede social. A ferramenta consiste em um adesivo interativo que permite ao dono da conta fazer uma pergunta e adicionar duas opções de respostas. Assim, os seguidores podem votar e ver qual das alternativas é a vencedora até então. O dono da conta tem acesso às escolhas de cada um dos votantes individualmente.

Adesivos de enquete estão disponíveis no Instagram Stories (Foto: Divulgação/Instagram) Adesivos de enquete estão disponíveis no Instagram Stories (Foto: Divulgação/Instagram)

Adesivos de enquete estão disponíveis no Instagram Stories (Foto: Divulgação/Instagram)

11. Status “online” no Direct

Recentemente, o Instagram atualizou e trouxe para o seu chat uma função detestada em mensageiros como Whatsapp e Facebook Messenger. Trata-se do status de atividade, que mostra a última vez em que um usuário ficou online na rede social — e acaba com a alegria de quem gosta de ficar "escondido" e decidir a melhor hora para responder mensagens. A boa notícia é que o app permite desativar essa função.

Seus contatos podem ver se você está online ou a última vez que acessou o Instagram Direct (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes) Seus contatos podem ver se você está online ou a última vez que acessou o Instagram Direct (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Seus contatos podem ver se você está online ou a última vez que acessou o Instagram Direct (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

12. 800 milhões de usuários

Também em novembro o Instagram conquistou uma marca importante para a rede social, atingindo 800 milhões de usuários. Para comemorar, foram liberadas algumas estatísticas sobre as atividades dos usuários em 2017. Entre os brasileiros mais seguidos no Instagram, estão Neymar Jr. (@neymarjr), Ronaldinho (@ronaldinho) e Anitta (@anitta). Nas lista de hastags mais populares do país estavam #love, #bomdia e #boanoite.

Instagram chegou a 800 milhões de seguidores (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo) Instagram chegou a 800 milhões de seguidores (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)

Instagram chegou a 800 milhões de seguidores (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)

13. Stories Highlights e Arquivos de histórias

Muita gente queria que os Stories ficassem no perfil por mais de 24 horas e, no fim de 2017, a rede social atendeu a esse pedido. Com a nova ferramenta "Highlights", os usuários são capazes de criar coleções com suas histórias favoritas e exibi-las, definitivamente, em uma barra horizontal localizada entre a bio e seu mosaico de fotos no perfil, possibilitanto que todos os amigos que acessem a página as vejam. Além disso, histórias que atinjam 24 horas passaram a ser automaticamente salvas em um arquivo pessoal e privativo, sem a necessidade de ocupar a memória do smartphone para isso.

Highlights: exiba, de maneira definitiva no perfil, histórias escolhidas  (Foto: Reprodução/Bruno Soares) Highlights: exiba, de maneira definitiva no perfil, histórias escolhidas  (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Highlights: exiba, de maneira definitiva no perfil, histórias escolhidas (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

MAIS DO TechTudo