Intel lança processadores Pentium Silver e Celeron para PCs de entrada

CPUs de entrada contam com gráfico integrado, suporte para memória DDR4 e Wi-Fi AC.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Gabriel Ribeiro, para o TechTudo

A Intel anunciou os primeiros processadores da linha Pentium Silver nesta segunda-feira (11). As CPUs, baseadas na nova arquitetura Gemini Lake, são voltadas para dispositivos móveis e PCs de entrada, com configurações básicas para tarefas mais simples. Ao todo, são dois produtos: o Pentium Silver N5000, para notebooks, 2-em-1 e tablets; e o Pentium Silver J5005, para desktops.

Junto com os processadores Pentium Silver, a fabricante também apresentou quatro modelos da linha Celeron, também baseados na arquitetura Gemini Lake. A seguir, conheça as especificações dos novos equipamentos.

Processadores Gemini Lake são construídos em 14 nm  (Foto: Divulgação/Intel) Processadores Gemini Lake são construídos em 14 nm  (Foto: Divulgação/Intel)

Processadores Gemini Lake são construídos em 14 nm (Foto: Divulgação/Intel)

Em novembro, a Intel fez uma mudança na nomenclatura dos seus processadores Pentium, e dividiu os eletrônicos em duas linhas. Assim, os chips Kaby Lake Pentium (G4560, G4600 e G4620), lançados no início de 2017, passaram a se chamar Pentium Gold. Os modelos anunciados ontem (11), com especificações mais básicas, são chamados de Pentium Silver.

Os processadores Pentium Silver se destacam pelo baixo consumo de energia. O N5000, voltado para dispositivos móveis, traz apenas 6 W de TDP (Thermal Design Power), enquanto o J5005 possui um consumo de 10 W de TDP. Em comparação, o Pentium Gold G4560 traz 54 W de TDP.

Tabela compara especificações dos processadores voltado para desktops (Foto: Divulgação/Intel) Tabela compara especificações dos processadores voltado para desktops (Foto: Divulgação/Intel)

Tabela compara especificações dos processadores voltado para desktops (Foto: Divulgação/Intel)

O Pentium Silver N5000 possui quatro núcleos, quatro threads, 4 MB de cache e pode chegar a uma frequência máxima de 2,7 GHz. Para os gráficos, o processador traz a Intel UHD 605, capaz de chegar a 705 MHz. O modelo trabalha com memórias DDR4 e LPDDR4, com suporte a dual channel, em uma velocidade de até 2.400 MHz.

Já o Pentium J5005, voltado para desktop, consome um pouco mais de energia por conta da maior frequência do SoC. O modelo conta com a mesma quantidade de núcleos, threads e cache, mas é capaz de chegar a 2,8 GHz. A GPU pode trabalhar até 800 MHz. Com isso, ele deve ter um desempenho um pouco melhor do que o N500.

Os modelos trazem uma nova tecnologia chamada de Local Adaptive Contrast Enhancement – em tradução livre, seria como uma melhoria de contraste adaptativo. Com ela, os processadores ajustam a iluminação da tela baseado na intensidade da luz ambiente.

Novos Celeron

Tabela mostra especificações dos Pentium Silver e Celeron para dispositivos mobile  (Foto: Divulgação/Intel) Tabela mostra especificações dos Pentium Silver e Celeron para dispositivos mobile  (Foto: Divulgação/Intel)

Tabela mostra especificações dos Pentium Silver e Celeron para dispositivos mobile (Foto: Divulgação/Intel)

Também foram lançados quatro processadores da linha Celeron. Os modelos J4105 e J4005 são voltados para desktop, como mini PCs. O Celeron J4105 é quad-core, possui quatro threads, 4 MB de cache e pode chegar a 2,5 GHz. O Celeron J4005 é dual-core, traz dois threads e pode chegar a 2,7 GHz.

Os dois contam com a Intel UHD 600 para os gráficos, porém há uma diferença na frequência. O Celeron J4105 pode chegar a 750 MHz, enquanto o Celeron J4005 trabalha até 700 MHz. Ambos os modelos suportam memórias DDR4 e dual-channel.

Já para aparelhos móveis, a Intel lançou o Celeron N4100 e N4000. A primeira versão é quad-core e pode chegar a 2.4 GHz. A segunda é dual-core e pode chegar a 2.6 GHz. Há também uma mudança nos gráficos. Os processadores também contam com a Intel UHD 600, mas trabalham em frequências diferentes: 700 MHz e 650 MHz, respectivamente.

Por enquanto, ainda não foram divulgados os preços e nem quando eles chegarão às lojas. A Intel acredita que os primeiros dispositivos com processadores Pentium Silver e os novos Celeron devem desembarcar no mercado no primeiro trimestre de 2018.

Qual o melhor processador: AMD ou Intel? Confira no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo