Por Anna Kellen Bull, do Havaí*

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Snapdragon 845 é oficialmente o novo processador superpoderoso da Qualcomm. A promessa do chip é combinar tecnologia e experiência de uso para oferecer mais imersão, performance, segurança, conectividade e trazer novidades para Inteligência Artificial. A fabricante americana fez o anúncio nesta terça-feira (5), no Havaí, mas só revelou detalhes das especificações nesta quarta (6). O chipset ainda promete melhorar a duração da bateria dos celulares, com mais de 20 horas de reprodução de vídeo, segundo a fabricante.

O maior destaque da ficha técnica fica por conta da GPU Adreno 630, CPU Kryo 385 e o modem X20 LTE, que deve melhorar a conexão de Internet em celulares. Por enquanto, apenas a Xiaomi confirmou o Snapdragon 845 em seu próximo smartphone premium, possivelmente o Mi 7. A Samsung, por outro lado, ainda não revelou se adotará o equipamento nos Galaxy S9 e S9 Plus.

Conheça a ficha técnica do novo Qualcomm Snapdragon 835 — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Conheça a ficha técnica do novo Qualcomm Snapdragon 835 — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Conheça a ficha técnica do novo Qualcomm Snapdragon 835 — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Para desenvolver o novo chip, a empresa reforçou que a ideia era criar um equipamento "mais rápido, inteligente e imersivo no mundo mobile". O processador chega com a GPU Adreno 630, que promete melhorar ainda mais a experiência de jogos em celulares. Ao compará-la com a Adreno 540 do chip mais velho, o Snapdragon 835, a fabricante afirma que a novidade oferece até 30% mais velocidade em gráficos e vídeo e 30% mais eficiência de energia.

A CPU é a Kryo 385, com quatro núcleos de performance de até 2,8 GHz de velocidade – com promessa de até 25% mais desempenho em relação à geração anterior, a Kryo 280, do Snapdragon 835. Os outros quatro módulos são focados em eficiência, e podem chegar a até 1,8 GHz.

No entanto, uma característica não mudou: conforme previam os rumores, o novo SoC (System on a Chip ou Sistema em um Chip, em português) continua sendo fabricado com a litografia de 10 nm. Isso significa que, no interior do chip, a distância entre terminais dos transistores mede 10 nanômetros. É importante lembrar que os transistores são responsáveis pelo processamento de dados do chipset.

Promessa do Snapdragon 845 é combinar tecnologia e experiência do usuário — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Promessa do Snapdragon 845 é combinar tecnologia e experiência do usuário — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Promessa do Snapdragon 845 é combinar tecnologia e experiência do usuário — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

A tecnologia Spectra 280 ISP deve turbinar a qualidade de fotos e vídeos da câmera do seu smartphone Android. A nova arquitetura permite capturar imagens com o Ultra HD Premium 4K em 60 fps. Durante a apresentação, a empresa mostrou fotografias com melhorias na profundidade e gama de cores – os tons parecem estar mais vivos e com contrastes mais definidos com o novo processador.

Outra novidade é a melhoria na luminosidade e um recurso que promete diminuir ruídos e manchas de imagens em movimento. A companhia também destacou Inteligência Artificial e o XR, conjunto de plataformas imersivas, como ODG, Google ARCore, Vive, Daydream, Oculus.

Melhor qualidade de conexão

A Qualcomm está realmente empenhada em acelerar a conexão com a Internet em smartphones. Com o novo modem X20 LTE, o chipset pode melhorar até 20% "in Peak" (número total de dispositivos conectados simultaneamente) em relação à primeira geração do equipamento com conectividade Gigabit. A promessa é de atingir até 1,2 Gb/s de velocidade.

O chip também deve turbinar as conexões Wi-Fi. Segundo a Qualcomm, a Internet da sua casa pode ficar até 16 vezes mais rápida em comparação com o processador anterior. Além disso, a fabricante promete até 30% mais eficiência e melhor experiência de uso – reduzindo o número de quedas eventuais da rede.

Snapdragon 845 deve melhorar a qualidade de conexão com a Internet — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Snapdragon 845 deve melhorar a qualidade de conexão com a Internet — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Snapdragon 845 deve melhorar a qualidade de conexão com a Internet — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Bateria por mais tempo

A bateria dos smartphones tende a durar mais com o novo Snapdragon 845. A fabricante promete mais de 20 horas de reprodução de vídeo e mais de quatro horas em vídeos 4K feitos com celulares. Além disso, com dispositivos de realidade virtural, o chip deve suportar até mais de três horas de uso, com imersão. Ao utilizar a função Ultra HD Voice, o equipamento dispõe de mais de duas horas em chamadas de voz, com qualidade melhorada e áudio mais claro.

A tecnologia Quick Charge 4 também marcou presença na apresentação e deve satisfazer aos usuários mais exigentes que querem deixar o celular longe da tomada. Segundo a Qualcomm, o recurso é capaz de carregar o smartphone de 0% até 50%, em apenas 15 minutos. Compatível com USB-PD, o carregador deve funcionar em diferentes tipos de aparelhos.

Snapdragon 845 deve dar mais autonomia de bateria para celulares — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Snapdragon 845 deve dar mais autonomia de bateria para celulares — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Snapdragon 845 deve dar mais autonomia de bateria para celulares — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

E o lançamento?

Os primeiros celulares com o novo processador superpoderoso devem chegar ao mercado já no início de 2018. Durante o Snapdragon Tech Summit, a Xiaomi confirmou que seu próximo smartphone premium, possivelmente o Mi 7, contará com o Snapdragon 845. Por outro lado, a Samsung ainda não revelou se os Galaxy S9 e S9 Plus virão com o chipset da Qualcomm.

Snapdragon 845 - Ficha Técnica

  • Qualcomm Spectra 280 ISP
  • Adreno 630 Visual Processing Subsystem
  • Qualcomm Hexagon 685 DSP
  • Snapdragon X20 LTE Modem
  • Qualcomm Aqstic Audio
  • Qualcomm Quick Charge 4+
  • Kryo 385 CPU
  • Secure Processing Unit

*A jornalista viajou ao Havaí a convite da Qualcomm.

MAIS DO TechTudo