Snapdragon 845: conheça a ficha técnica do novo chip da Qualcomm

Qualcomm revelou detalhes das especificações do chip que deve equipar os próximos celulares premium do mercado.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Anna Kellen Bull, do Havaí*

O Snapdragon 845 é oficialmente o novo processador superpoderoso da Qualcomm. A promessa do chip é combinar tecnologia e experiência de uso para oferecer mais imersão, performance, segurança, conectividade e trazer novidades para Inteligência Artificial. A fabricante americana fez o anúncio nesta terça-feira (5), no Havaí, mas só revelou detalhes das especificações nesta quarta (6). O chipset ainda promete melhorar a duração da bateria dos celulares, com mais de 20 horas de reprodução de vídeo, segundo a fabricante.

O maior destaque da ficha técnica fica por conta da GPU Adreno 630, CPU Kryo 385 e o modem X20 LTE, que deve melhorar a conexão de Internet em celulares. Por enquanto, apenas a Xiaomi confirmou o Snapdragon 845 em seu próximo smartphone premium, possivelmente o Mi 7. A Samsung, por outro lado, ainda não revelou se adotará o equipamento nos Galaxy S9 e S9 Plus.

Conheça a ficha técnica do novo Qualcomm Snapdragon 835 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) Conheça a ficha técnica do novo Qualcomm Snapdragon 835 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Conheça a ficha técnica do novo Qualcomm Snapdragon 835 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Para desenvolver o novo chip, a empresa reforçou que a ideia era criar um equipamento "mais rápido, inteligente e imersivo no mundo mobile". O processador chega com a GPU Adreno 630, que promete melhorar ainda mais a experiência de jogos em celulares. Ao compará-la com a Adreno 540 do chip mais velho, o Snapdragon 835, a fabricante afirma que a novidade oferece até 30% mais velocidade em gráficos e vídeo e 30% mais eficiência de energia.

A CPU é a Kryo 385, com quatro núcleos de performance de até 2,8 GHz de velocidade – com promessa de até 25% mais desempenho em relação à geração anterior, a Kryo 280, do Snapdragon 835. Os outros quatro módulos são focados em eficiência, e podem chegar a até 1,8 GHz.

No entanto, uma característica não mudou: conforme previam os rumores, o novo SoC (System on a Chip ou Sistema em um Chip, em português) continua sendo fabricado com a litografia de 10 nm. Isso significa que, no interior do chip, a distância entre terminais dos transistores mede 10 nanômetros. É importante lembrar que os transistores são responsáveis pelo processamento de dados do chipset.

Promessa do Snapdragon 845 é combinar tecnologia e experiência do usuário (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) Promessa do Snapdragon 845 é combinar tecnologia e experiência do usuário (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Promessa do Snapdragon 845 é combinar tecnologia e experiência do usuário (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

A tecnologia Spectra 280 ISP deve turbinar a qualidade de fotos e vídeos da câmera do seu smartphone Android. A nova arquitetura permite capturar imagens com o Ultra HD Premium 4K em 60 fps. Durante a apresentação, a empresa mostrou fotografias com melhorias na profundidade e gama de cores – os tons parecem estar mais vivos e com contrastes mais definidos com o novo processador.

Outra novidade é a melhoria na luminosidade e um recurso que promete diminuir ruídos e manchas de imagens em movimento. A companhia também destacou Inteligência Artificial e o XR, conjunto de plataformas imersivas, como ODG, Google ARCore, Vive, Daydream, Oculus.

Melhor qualidade de conexão

A Qualcomm está realmente empenhada em acelerar a conexão com a Internet em smartphones. Com o novo modem X20 LTE, o chipset pode melhorar até 20% "in Peak" (número total de dispositivos conectados simultaneamente) em relação à primeira geração do equipamento com conectividade Gigabit. A promessa é de atingir até 1,2 Gb/s de velocidade.

O chip também deve turbinar as conexões Wi-Fi. Segundo a Qualcomm, a Internet da sua casa pode ficar até 16 vezes mais rápida em comparação com o processador anterior. Além disso, a fabricante promete até 30% mais eficiência e melhor experiência de uso – reduzindo o número de quedas eventuais da rede.

Snapdragon 845 deve melhorar a qualidade de conexão com a Internet (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) Snapdragon 845 deve melhorar a qualidade de conexão com a Internet (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Snapdragon 845 deve melhorar a qualidade de conexão com a Internet (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Bateria por mais tempo

A bateria dos smartphones tende a durar mais com o novo Snapdragon 845. A fabricante promete mais de 20 horas de reprodução de vídeo e mais de quatro horas em vídeos 4K feitos com celulares. Além disso, com dispositivos de realidade virtural, o chip deve suportar até mais de três horas de uso, com imersão. Ao utilizar a função Ultra HD Voice, o equipamento dispõe de mais de duas horas em chamadas de voz, com qualidade melhorada e áudio mais claro.

A tecnologia Quick Charge 4 também marcou presença na apresentação e deve satisfazer aos usuários mais exigentes que querem deixar o celular longe da tomada. Segundo a Qualcomm, o recurso é capaz de carregar o smartphone de 0% até 50%, em apenas 15 minutos. Compatível com USB-PD, o carregador deve funcionar em diferentes tipos de aparelhos.

Snapdragon 845 deve dar mais autonomia de bateria para celulares (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) Snapdragon 845 deve dar mais autonomia de bateria para celulares (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Snapdragon 845 deve dar mais autonomia de bateria para celulares (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

E o lançamento?

Os primeiros celulares com o novo processador superpoderoso devem chegar ao mercado já no início de 2018. Durante o Snapdragon Tech Summit, a Xiaomi confirmou que seu próximo smartphone premium, possivelmente o Mi 7, contará com o Snapdragon 845. Por outro lado, a Samsung ainda não revelou se os Galaxy S9 e S9 Plus virão com o chipset da Qualcomm.

Snapdragon 845 - Ficha Técnica

  • Qualcomm Spectra 280 ISP
  • Adreno 630 Visual Processing Subsystem
  • Qualcomm Hexagon 685 DSP
  • Snapdragon X20 LTE Modem
  • Qualcomm Aqstic Audio
  • Qualcomm Quick Charge 4+
  • Kryo 385 CPU
  • Secure Processing Unit

*A jornalista viajou ao Havaí a convite da Qualcomm.

MAIS DO TechTudo