Por Bruno Soares, para o TechTudo


O WhatsApp teve um ano intenso em 2017. Além de ser tornar o aplicativo mais baixado de todos os tempos da Google Play Store – a loja de apps do Android –, o serviço ganhou o título de rede social mais usada pelos brasileiros, com número de contas equivalentes a mais da metade da população. E não foi só isso: diversas atualizações importantes chegaram ao mensageiro nos últimos 12 meses.

Status no estilo Snapchat, localização em tempo real e a possibilidade de apagar mensagens já enviadas foram apenas algumas das novidades. Para relembrar, veja a lista que o TechTudo preparou com mais de dez fatos relevantes que agitaram o WhatsApp este ano.

WhatsApp: funções que chegaram em 2017

WhatsApp: funções que chegaram em 2017

Verificação em duas etapas

No começo de fevereiro, o WhatsApp liberou uma função para melhorar a segurança no aplicativo. A verificação em duas etapas chegou para aqueles que desejam proteger a privacidade de suas conversas e consiste em um código de verificação escolhido pelo próprio usuário e requisitado quando se tenta abrir o app. O recurso é opcional e pode ser desativado a qualquer momento a partir de um e-mail escolhido pelo dono da conta. Para usar, basta seguir o seguinte caminho: "Configurações" > "Conta" > "Verificação em duas etapas" > "Ativar".

2017: WhatsApp ganhou verificação em duas etapas — Foto: Aline Batista/TechTudo 2017: WhatsApp ganhou verificação em duas etapas — Foto: Aline Batista/TechTudo

2017: WhatsApp ganhou verificação em duas etapas — Foto: Aline Batista/TechTudo

Status que somem após 24h

O efeito Snapchat tomou conta da internet em 2017. O formato de posts que se popularizou pela rede social, com imagens e vídeos que somem após 24 horas, ganhou fama também no Instagram, no Facebook e até mesmo no WhatsApp. No começo do ano, usuários receberam a notícia de que poderiam criar histórias e compartilhá-las com seus contatos nas redes sociais. Chamada de "Status", a função criou uma nova câmera dentro do aplicativo e os desenvolvedores mudaram significativamente a interface para que ela pudesse ser acomodada.

WhatsApp: funções curiosas do status 

WhatsApp: funções curiosas do status

Retorno do antigo Status (Recado)

Com os novos Status em formato de imagens, o modelo antigo, com frases exibidas logo abaixo do nome do usuário, havia sido abandonado. Em março, porém, o mensageiro decidiu atender ao pedido dos usuários e retomar a função. O nome, porém, mudou, passando a se chamar "Recado". É possível utilizar expressões prontas como "Disponível", "Ocupado", ou "No trabalho", como também frases criadas pelo próprio usuário.

Acesse as configurações do WhatsApp para mudar seu "Recado" — Foto: Reprodução/Aline Batista Acesse as configurações do WhatsApp para mudar seu "Recado" — Foto: Reprodução/Aline Batista

Acesse as configurações do WhatsApp para mudar seu "Recado" — Foto: Reprodução/Aline Batista

Envio de todos os tipos de arquivos

Em julho, o WhatsApp começou a liberar uma atualização que permitia o envio de qualquer tipo de arquivo com até 100 MB pelo mensageiro. Antes disso, era necessário utilizar apps extras para conseguir tal façanha. Depois da mudança, arquivos .csv, .doc, .docx, .pdf, .ppt, .pptx, .rtf, .txt, .xls, .xlsxl, .zip, .rar e .apk passaram a ser suportados.

WhatsApp passou a aceitar arquivos até em formato APK — Foto: Reprodução/Thássius Veloso WhatsApp passou a aceitar arquivos até em formato APK — Foto: Reprodução/Thássius Veloso

WhatsApp passou a aceitar arquivos até em formato APK — Foto: Reprodução/Thássius Veloso

WhatsApp Business

Outra novidade de 2017 foi o WhatsApp Business que, semelhante ao que já ocorria em redes como Twitter e Facebook, passou a suportar contas verificadas para empresas. Além de trabalhar em um aplicativo exclusivo para companhias, o serviço também começou a a adicionar o símbolo de "check" em perfis comprovadamente oficiais. Para evitar fraudes, o mensageiro chegou até a proibir que emojis que lembrem esse símbolo sejam usados no nome de usuários comuns.

WhatsApp Business indica contas verificadas de empresas  — Foto: Reprodução/YouTube WhatsApp Business indica contas verificadas de empresas  — Foto: Reprodução/YouTube

WhatsApp Business indica contas verificadas de empresas — Foto: Reprodução/YouTube

Enviar localização ao vivo

Além de permitir enviar a localização de maneira estática, o WhatsApp ganhou, em outubro, um recurso para compartilhá-la em tempo real, por até 8 horas. Algumas pessoas ficaram preocupadas de que essa função pudesse comprometer a privacidade, mas, além de ser protegida por criptografia, a função também é totalmente opcional e pode ser ativada ou desativada a qualquer momento.

WhatsApp: como ativar e desativar a localização em tempo real

WhatsApp: como ativar e desativar a localização em tempo real

Apagar mensagens já enviadas

Quem nunca se arrependeu de uma mensagem enviada no WhatsApp? Pensando nesses usuários, o mensageiro liberou este ano uma das funções mais aguardadas até então: apagar uma mensagem já enviada para todos os participantes da conversa. O recurso, que chegou primeiro ao Android e só depois ao iPhone (iOS), pode ser ativado em até sete minutos após o envio do texto. Para realizar, basta pressionar o balão com a parte da conversa que deseja deletar, clicar na lixeira e selecionar "Apagar para todos". Depois disso, o conteúdo será substituído por um aviso de que a mensagem foi apagada.

Como apagar mensagens já enviadas pelo WhatsApp

Como apagar mensagens já enviadas pelo WhatsApp

Trava de áudio

O WhatsApp para iPhone (iOS) ganhou um recurso interessante: a trava de áudio. A função permite gravar um áudio mais longo sem a necessidade de pressionar o botão de microfone durante toda a captura de voz. Basta segurar o botão por alguns segundos, até que apareça um cadeado. Depois, é só deslizar o dedo para cima e pronto: a gravação será travada. Usuários do Android contam com uma função parecida, mas que é realizada de forma diferente. Neste caso, é preciso selecionar o símbolo de anexo e clicar em áudio. Com isso, aparecerá a opção "Gravar com o WhatsApp" que permitirá capturar a voz por até 15 minutos sem usar as mãos.

WhatsApp no iPhone: como usar a trava para mensagem de áudio

WhatsApp no iPhone: como usar a trava para mensagem de áudio

Golpes

A popularidade do WhatsApp também resultou em várias tentativas de golpes em 2017. Para enganar usuários, cibercriminosos faziam todo tipo de promessa: descobrir quem adicionou seu número como contato; personalizar o app com cores diferentes; cartões de presente falsos usando o nome de marcas de cosmético ou chocolate famosas; e até mesmo visual exclusivo de times de futebol. Nem o finado Orkut escapou, virando de isca para inocentes. As consequências de clicar nessas correntes incluíam cobranças indevidas e a instalação de vírus no smartphone.

Algumas dicas de prevenção incluem ficar atento a mensagens que contenham erros de ortografia, evitar clicar em links desconhecidos e avaliar criticamente mensagens que peçam para ser compartilhadas com outros contatos.

WhatsApp: cinco dicas para usar o app com segurança

WhatsApp: cinco dicas para usar o app com segurança

WhatsApp fora do ar

O WhatsApp ficou fora do ar em diferentes momentos de 2017. Desta vez, porém, os panes não foram consequência de decisões judiciais, mas sim problemas técnicos do próprio aplicativo. Foram pelo menos três ocasiões: duas em maio e uma em agosto. À época dos incidentes, a empresa não chegou a justificar com possíveis causas, dizendo apenas que o serviço enfrentava "problemas".

Usuários reclamam de instabilidade do WhatsApp no Twitter — Foto: Reprodução/Twitter Usuários reclamam de instabilidade do WhatsApp no Twitter — Foto: Reprodução/Twitter

Usuários reclamam de instabilidade do WhatsApp no Twitter — Foto: Reprodução/Twitter

Novos emojis

Foram várias novidades no pacote de emojis do WhatsApp. No começo do ano, o mensageiro recebeu, no Android, uma atualização que deixava todas as carinhas iguais àquelas que eram vistas no iPhone. Depois, mudou de ideia e criou desenhos próprios para os emojis usados na versão do app para o sistema operacional do Google. Recentemente, 60 novos personagens foram adicionados ao teclado, incluindo sereia, dinossauro e porco-espinho.

WhatsApp ganhou novos emojis — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo WhatsApp ganhou novos emojis — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

WhatsApp ganhou novos emojis — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Perda de suporte em celulares antigos

Este ano também foi a vez de algumas pessoas dizerem adeus às atualizações do WhatsApp. O serviço anunciou o fim do suporte a alguns sistemas operacionais antigos, como o BlackBerry 10, BlackBerry OS, Nokia S40, Windows Phone 8.0 e anteriores, Android 2.2 e iOS 6. A ideia era desativar todas essas versões já no meio do ano, mas a medida foi adiada para o próximo 31 de dezembro. Até lá, dá tempo de usuários que estão na lista trocarem de aparelho, se desejarem.

Celulares antigos perderam suporte — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Celulares antigos perderam suporte — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Celulares antigos perderam suporte — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

MAIS DO TechTudo