Por Taysa Coelho, para o TechTudo


Quem deseja enviar uma mensagem de final de ano para namorado (a), amigos, familiares e clientes pode recorrer a sites que oferecem ideias prontas de cartões virtuais de Natal e Ano Novo. Apesar de o layout já estar produzido, as plataformas permitem personalizar o texto e outros detalhes antes do envio da imagem. Além disso, há opções de fotos para todos os gostos: tradicionais, engraçadas, estáticas ou animadas.

As ferramentas também possuem botões de compartilhamento direto com redes sociais e mensageiros, como Facebook e WhatsApp. O TechTudo preparou uma lista para te ajudar a montar seu cartão com mensagens de Natal e Ano Novo.

Veja como fazer montagens e molduras de natal com sites gratuitos  — Foto: Reprodução/Barbara Mannara Veja como fazer montagens e molduras de natal com sites gratuitos  — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Veja como fazer montagens e molduras de natal com sites gratuitos — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

1. Canva

O Canva é um editor de imagens online que oferece diversas opções de templates prontos, gratuitos e totalmente personalizáveis. Além da versão online, é possível usá-lo no celular Android ou iPhone (iOS). Após um rápido cadastro, o usuário pode escolher qual tema deseja trabalhar, como Natal ou Ano Novo, e, logo, terá à disposição diferentes tipos de cartões.

O site oferece diversas opções de personalização. Depois de escolher a arte que deseja enviar aos amigos, é possível alterar a mensagem, a fonte, a cor do fundo, incluir ilustrações, mudar a disposição da imagem e, até mesmo, fazer o upload de fotos pessoais. Quando finalizar, o usuário pode compartilhar o resultado por e-mail, postar em seu mural no Facebook ou no Twitter, como um link, ou incorporar em seu próprio site.

Canva disponibiliza diversos templates totalmente editáveis com tema de final de ano — Foto: Reprodução/Taysa Coelho Canva disponibiliza diversos templates totalmente editáveis com tema de final de ano — Foto: Reprodução/Taysa Coelho

Canva disponibiliza diversos templates totalmente editáveis com tema de final de ano — Foto: Reprodução/Taysa Coelho

2. Fotor

O Fotor é outro serviço de edição de imagens online que oferece uma variedade de fotos para montar seu cartão de final de ano. O modo de utilização é similar ao do Canva: basta escolher um dos templates disponíveis e, então, personalizar da maneira que preferir.

É possível alterar texto e fonte (inclusive, adicionando sombreamento), acrescentar ou excluir elementos da imagem e alterar o plano de fundo, entre outras opções. Após finalizar o processo, é só compartilhar seu cartão no Facebook, Twitter, Google+, Pinterest e Tumblr ou enviar individualmente para seus contatos do Facebook Messenger. Há ainda a opção de copiar o link e enviá-lo por outros meios, como o WhatsApp.

Fotor permite personalizar o layout do cartão — Foto: Reprodução/Taysa Coelho Fotor permite personalizar o layout do cartão — Foto: Reprodução/Taysa Coelho

Fotor permite personalizar o layout do cartão — Foto: Reprodução/Taysa Coelho

3. Fotoefeitos

O site Fotoefeitos oferece várias opções de molduras para fazer montagens divertidas com os temas de Natal e Réveillon com os rostos de seus amigos e familiares. O processo é bem simples: basta escolher a arte que quiser e, em seguida, selecionar uma foto para usar na composição.

Para que o encaixe fique perfeito, acesse as opções de edição, clicando no botão “ou ajustar”. Lá, você pode ainda incluir texto, emojis e fazer desenhos à mão. Depois, é só compartilhar o resultado em suas redes sociais ou fazer o download para da imagem para enviá-la por outro meio.

Site Fotoefeitos faz montagens divertidas com os rostos dos usuários — Foto: Reprodução/Taysa Coelho Site Fotoefeitos faz montagens divertidas com os rostos dos usuários — Foto: Reprodução/Taysa Coelho

Site Fotoefeitos faz montagens divertidas com os rostos dos usuários — Foto: Reprodução/Taysa Coelho

4. Correio Mágico

O Correio Mágico tem um formato mais tradicional e oferece uma série de cartões de Natal e Ano Novo prontos. Depois de escolher aquele que mais gostar, o usuário deve decidir se vai mandar a mensagem por e-mail ou Facebook.

Caso o envio seja via correio eletrônico, é necessário inserir nome e e-mail do destinatário e do remetente e escrever uma mensagem. Em seguida, é só selecionar a data na qual deseja que o e-card seja compartilhado. Caso opte por distribuir via Facebook, é possível incluir um texto para a publicação, que pode ser feita em seu mural, na timeline de um amigo ou pelo Messenger.

Correio Mágico oferece modelos mais tradicionais de cartões — Foto: Reprodução/Taysa Coelho Correio Mágico oferece modelos mais tradicionais de cartões — Foto: Reprodução/Taysa Coelho

Correio Mágico oferece modelos mais tradicionais de cartões — Foto: Reprodução/Taysa Coelho

5. e-Cards

O site e-Cards tem formato semelhante ao do Correio Mágico. A plataforma oferece grande variedade de mensagens estáticas e de vídeo de final de ano. As opções já estão prontas e são pouco personalizáveis. No entanto, o e-Cards permite escolher as características do envelope virtual, como o texto do topo do cartão, o selo e a cor.

Além disso, é possível escrever um texto personalizado, que acompanhará o template pronto. Depois, é só inserir seu nome e os e-mails do remetente e do destinatário.

Site e-Cards permite personalizar o envelope virtual — Foto: Reprodução/ Taysa Coelho Site e-Cards permite personalizar o envelope virtual — Foto: Reprodução/ Taysa Coelho

Site e-Cards permite personalizar o envelope virtual — Foto: Reprodução/ Taysa Coelho

Qual o editor de imagem você costuma usar? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo